domingo, 24 de novembro de 2013

3111 - Estação Esperança

A localidade de Esperança é uma pequena mas bem arrumada 
vila do interior de Maratá
Grande parte das localidades surgidas na região de colonização alemã no Vale do Caí foram colônias particulares. Ou seja, grandes áreas que foram adquiridas por empresários da época e divididas em lotes, que foram vendidos a agricultores da época. Isso aconteceu, principalmente, na segunda metade  do século XX.
Quem comprava era geralmente imigrante chegado da Europa ou colonos das colônias mais antigas (como São José do Hortêncio), então já chamadas de colônias velhas. Nesse segundo caso, o que ocorria é que quando um jovem dessa localidade (ou outras, como Feliz, Vale Real, Picada Cará, São Vendelino etc) chegava a idade adulta e formava família, precisava adquirir uma área de terras para desenvolver a sua atividade agrícola. Como as famílias eram numerosas, as terras dos pais não eram suficientes para que todos os seus filhos nessa trabalhassem.
Por isso a venda de lotes era uma importante atividade empresarial da época. Guilherme Winter, que era natural de São José do Hortêncio, desenvolveu a colônia de Bom Princípio, vendendo lotes para filhos de colonos de Hortêncio e, também, para imigrantes que chegavam  da Alemanha na época (década de 1840 e 1850)
Os empresários  da época costumavam inventar nomes bonitos para as áreas que vendiam. Por isso surgiram nomes que ainda hoje denominam localidades do Vale do Caí. Além de Bom Princípio, vários outros nomes comerciais que pegaram são  Paraíso (localidade entre São Sebastião do Caí e Bom Princípio), Vale das Flores (hoje um bairro de Bom Princípio), Harmonia, Vale Real (ou Vale da Coroa Kronenthal).
Um caso assim é o de Esperança, uma localidade do interior do atual município de Maratá.
Passava por ali a estrada de ferro que ligava Montenegro a Caxias do Sul (passando por Cafundó - atual Santos Reis - Maratá, Espeança, Linha Bonita, Salvador do Sul, Barão...).
Com no lugarejo chamado Esperança foi instalada uma estação ferroviária, o local passou a ser conhecido como Estação Esperança. Um nome ainda mais bonito.
Esperança, como a localidade é conhecida hoje, pertence ao município de Maratá, que é um dos municípios mais desenvolvidos do Vale do Caí. Localidade pequena, mas bem estruturada.
Foi ali que nasceu João Edmundo Bohn, que desenvolveu grande indústria de  harmônios e órgãos de tubos no município de Pareci Novo. Transferida para Novo Hamburgo, depois de um grande incêndio que destruiu a fábrica de Pareci Novo, empresa produziu órgãos que ainda se encontram em igrejas espalhadas por todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário