O centro de Montenegro no início do século XX |
A cidade, naquela época, se chamava de São João do Monte Negro e a sua população era de, aproximadamente, 400 prédios e a população não passava muito de 3.000 habitantes.
A foto mostra, no primeiro plano, a parte mais central da cidade. Tanto naquela época como hoje.
A rua à esquerda é a São João (que já se chamava assim naquela época). O prédio com segundo piso menor, que aparece de frente, é o Colégio Elementar, que ficava na esquina da rua São João com a Ramiro Barcelos. O colégio fazia frente para essa rua, que já se tornava a mais importante da cidade. No local onde estava o colégio, hoje está a agência do Bradesco.
A igreja matriz, que foi demolida no fim da década de 1960, ficava no local onde, hoje, existe uma pracinha (em frente à catedral).
Em frente à igreja passava a Rua da Igreja, hoje chamada de Olavo Bilac. Na esquina dessa rua com a João Pessoa, havia a casa canônica, que aparece bem na foto. Hoje, ali, se encontra a agência dos Correios.
Foto da coleção de postais antigos lançada pela Foto Visão
observaçao;este cartao postal tinha um risco no meio,foi tirada todas as falhas dele.o mais importante e que deu espaço dos lados e em cima e em baixo,para colocar o texto e o tamanho da foto e como era antigamente,140x90.hoje sao feitos l50x100..e a vantagem dos espaços em branco e para cortar,se necessario um pouco a foto para entrar no album.na minha opiniao trabalho excelente para a recuperação dod cartoes.romelio
ResponderExcluir