sexta-feira, 29 de novembro de 2013

3149 - Regentropfen

O LP número 9, com músicas alemãs, foi um grande sucesso
O LP número 9, com músicas alemãs, foi um grande sucesso







As gravações do Trio Montecarlo eram feitas em diversas gravadoras de São Paulo: Chantecler, Musidisc, Gravodisc, Continental, RCA Vitor, Fermata, Rosicler, etc. 
O LP, SENSUCHT NACCH DER HEIMAT (Saudade da Pátria), leva o nome de uma composição de Egon Schaeffer e foi realizado na gravadora Chantecler tendo como controlista de som o famoso acordeonista Alberto Calçada.
O famoso coral Santa Helena, coral alemão famoso internacionalmente, solicitou à gravadora Chantecler a licença para usar esse nome para denominar um dos seus LPs. 
Egon foi consultado e permitiu que fosse usado o nome criado por ele. O disco lançado na Alemanha com o mesmo nome. Para Egon, foi uma honra ser lembrado no país de seus ancestrais através de uma música criada por ele. 
A capa desse LP foi obtida no consulado alemão, e os amigos quando viam Egon chegando já exclamavam - Estás a procura de uma paisagem para um novo disco? Dessa edição foram vendidos dezenas de milhares de discos. 
Confirmava-se assim a preferência do público pelas produções com acompanhamento de instrumentos de cordas. 
 Nessa edição, pela primeira vez, o trio usou o recurso do playback, sendo gravada primeiro a trilha sonora e depois as vozes. 
Antes de entrarmos no estúdio ficamos numa sala onde um homem trabalhava em diversos aparelhos de som. Arno perguntou para Egon qual o tipo de música o Duo Missioneiro cantava no passado. Egon no seu violão requinto fez uma introdução imitando uma viola e cantou a música sertaneja ¨Adeus Morena Adeus¨. 
O homem que ali estava se aproximou e perguntou: você sabe o nome do autor dessa música? - Egon em resposta disse: Piraci - Com um sorriso no rosto o interlocutor disse: Sou eu! 
Houve uma verdadeira comemoração e, para surpresa de Egon, Piraci o convidou para formar uma dupla com ele e permanecer em São Paulo. Agradecendo, alegou que não poderia,  pois toda uma estrutura de vida já estava montada no Rio Grande do Sul e recomeçar seria uma aventura. 
Já no hotel, Egon alegou que Kurt cometera um erro na gravação de REGENTROPFEN. O Trio no dia seguinte foi até o estúdio e lá encontrou Piraci. Foi ligado o gravador de rolo com a trilha sonora. O Trio cantou novamente a música corrigindo a falha. 
Depois tomaram o táxi, rumo ao aeroporto, avião da Varig e o vôo para casa.

Relação das músicas do LP:


LADO 1
1 - LILI MARLENE - LORE LORE  (DP) / NELY (EGON SCHAEFFER)
2 - ISABELA
3 - SCHÖN IST DIE JUGEND
4 - HOLLA-HI  HOLLA-HO
5 - SUSANA
6 - ERIKA
LADO 2
1 - BRÜDERLEIN TRINK
2 - LUSTIG IST DAS ZIGEUNER LEBEN )
3 - ICH HAB SHENSUCHT NACH MEINER HEIMAT - (EGON SCHAEFFER)
4 - REGENTROPFEN
5 - SCHAU IN MEINE AUGEN - "E POR ISTO ESTOU AQUI"  (ROBERTO CARLOS) vs. VICKI
6 - WIR VERKAUFEN UNSER OMA'S HAUS


Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer


Nenhum comentário:

Postar um comentário