sábado, 30 de novembro de 2013

3155 - O trem atraiu comerciantes alemães para a Serra

Quando o trem chegou a Nova Vicenza, em 1910, comerciantes da região colonial alemã se estabeleceram na localidade e foram bem recebidos





Comerciantes alemães dirigiram-se para Nova Vicenza (hoje, Farroupilha) quando, em 1906, começaram as atividades do assentamento de trilhos da estrada de ferro. Com a chegada do trem, a partir de 1910, mais comerciantes alemães chegaram a Nova Vicenza. Carlos Fetter Valdemar Behlong,Gabriel Ruschel ,Frederico Fuhr e Emílio Weissheimer são alguns deles.
Observa-se que, ao contrário do que aconteceu na vila de Caxias, não há negociantes  de origem lusa. Além dos alemães, foram apenas comerciantes italianos que se estabeleceram na praça. Há também  outra diferença que é a presença dos colonos alemães, vindos da Forqueta Baixa  e do Alto Feliz, que se instalam no núcleo de Nova Vicenza. São os Fetter, os Fuhr, os Ruschel que instalam, muito antes do que em Caxias, uma comunidade luterana (Comerciantes p 11)
[1] Loraine Slomp.Comércio e Comerciantes de Farroupilha. Cadernos de pesquisa, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.UCS, VolumeII, nº 1, p.23 .
Não se tratavam de relações transitórias. O grupo de alemães luteranos fixaram-se na comunidade, construindo um dos primeiros templos  luteranos da região.  Houve, inclusive,  casamentos inter étnicos e, o que é mais significativo, interconfecionais  (entre católicos e protestantes).

Texto extraído do blog História Daqui, da pesquisadora Loraine Slomp Giron

Nenhum comentário:

Postar um comentário