sábado, 30 de novembro de 2013

3157 - Alemães e italianos: uma excelente parceria

Imigrantes italianos e alemães sempre se deram bem: foram parceiros
nas atividades econômicoas e sempre se deram bem


Houveram, infelizmente, no passado, sérios conflito e atos de discriminação entre os alemães e brasileiros. É certo que houve, mais ainda, respeito e fraternidade, mas não se pode negar os episódios de discriminação e enfrentamentos aconteceram entre representantes das duas etnias.
Entre os colonos alemães e italianos, no entanto, os conflitos foram muito menores. Quase inexistentes. Os colonos alemães que já se encontravam estabelecidos no território gaúcho, receberam bem os imigrantes italianos que chegaram em meados da década de 1875,
Em São Sebastião do Caí, Feliz e outras localidades pelas quais passaram os imigrantes italianos no seu caminho até a Colônia Caxias contaram sempre com a simpatia e solidariedade dos alemães já ali estabelecidos. Existe, entre os alemães e italianos do Rio Grande do Sul, uma certa rivalidade
Após 1872, os colonos alemães passam a ocupar os vales dos arroio do Ouro e Forromeco, que foram so caminho que poucos anos depois seria trilhado pelos imigrantes italianos, logo na sua chegada ao Brasil. 
A pesquisadora Loraine Slomp Giron, da Universidade de Caxias do Sul, que estudou em profundidade o relacionamento entre alemães e italianos no Rio Grande do Sul, confirma esse bom relacionamento.
O que se observa, até hoje, é uma certa rivalidade, que não se manifesta como hostilidade, mas sim como brincadeira. Algo parecido, até, com o clima que se cria entre os bons torcedores do Internacional e do Grêmio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário