domingo, 1 de dezembro de 2013

3159 - Imigração italiana chega até ao norte do estado

Em Erechim, a implantação da ferrovia ajudou muito o desenvolvimento local e a cidade foi criada de forma planejada pelo governo estadual, ao tempo de Borges de Medeiros

Depois de serem distribuídas as terras nas regiões mais próximas, os novos imigrantes que chegavam, no início do século XX, foram conduzidos para territórios onde hoje se encontram os municípios de: Tapejara, Getúlio Vargas, Erechim, Severiano de Almeida, Sananduva, Paraí, Nova Araçá, Ciríaco, Davi Canabarro, Marau, Anta Gorda, Ilópolis, Putinga, Arvorezinha, Ipê e outros que se desmembraram desses.
Aos poucos, as colônias italianas foram se expandindo cada vez mais, sempre em direção ao Rio Uruguai, divisa com Santa Catarina. O governo estadual, no tempo em que era dominado pelo Partido Republicano, promoveu a imigração e a colonização da região norte do estado de forma planejada e com visão de futuro.  Quando os primeiros imigrantes  italianos chegaram ao local, já foi através da ferrovia.
Foram surgindo novas colonias como: Tapejara, Getúlio Vargas, Erechim, Severiano de Almeida, Sananduva, Paraí, Nova Araçá, Ciríaco, Davi Canabarro, Marau, Anta Gorda, Ilópolis, Putinga, Arvorezinha, Ipê.

Erechim, como outras cidades geradoras de novas colônias, 
foi uma cidade planejada

Referência básica: Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta Arquivos da La Piave FAINORS Federação Vêneta

Um comentário: