segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

3170 - Willi e Helmi::reverência aos antepassados

No cemitério da Vigia, a família Klein reverencia os seus antepassados


Willibaldo e Helimi Klein nasceram no Caí. Willibaldo era filho do comerciante Jacob Klein e Helmi do agricultor e tafoneiro Henrique Laux, que era proprietário da área de terras onde hoje se encontra o loteamento Laux, no Caí.
O casal trabalhou muito, como comerciantes, em Capela  de Santana, e teve dois filhos: Ennio e Renato.
Na foto, o casal, acompanhado do filho mais novo, contempla a sepultura dos  bisavós de Willi: Adam Klein e Catharina Ely. Adam nasceu durante a viagem  que seus pais, imigrantes, fizeram, da Alemanha para o Brasil. Quando adulto, casou com a caiense Catharina Ely, que era filha de Pedro Ely, que dedicou-se à navegação no rio Caí, com lanchões movidos a remo. Ela era irmã de Nicolau Ely, que tornou-se comerciante em Porto Alegre e enriqueceu: foi o proprietário do famoso edifício Ely, que é conservado até hoje, junto ao viaduto Conceição e à Estação Rodoviária de Porto Alegre.
A foto foi feita por Darlan Raymundo, amigo de Renato Klein e seu instrutor (voluntário) de fotografia. Renato, que poucos anos depois fundou o jornal Fato Novo, aproveitou muito o aprendizado de fotografia ministrado por um verdadeiro mestre. 
Darlan, além de fotógrafo, foi também um grande músico, atuando como baterista em alguns dos melhores conjuntos musicais do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário