Vapor Salvador, no cais, com gasolina, caíco e chata |
Esta foto ampliada nos mostra muito da navegação no rio Caí e do porto de São Sebastião do Caí. Na margem, sobre o cais, vemos uma carreta de bois que trazia cargas para o vapor.
O Salvador está atracado no cais e, na frente dele, vemos uma gasolina de aspecto bastante rústico, além de um caíco. Há lenha e algumas mercadorias no chão.
A lenha era o combustível dos vapores, pois era pela queima da mesma que se produzia o fogo para aquecer as caldeiras. Com o que se originava o vapor que movimentava o motor do barco.
Mais à direita vemos, também atracada, uma chata carregada de mercadorias. Principalmente fardos de alfafa.
Vemos, ao fundo, o início da antiga rua da Praia, atual Tiradentes. À sua direita o casarão de Adolfo Oderich e, mais à direita, a residência do doutor Carlos Hunsche. Seu ospital, que não está visível, ficava na rua atualmente chamada de Coronel Guimarães, em frente ao local onde hoje se encontra a empresa Indústria e Comércio Oderich Ltda (Odin).
Dos dois prédios que se avistam á esquerda, o mais baixo foi demolido para dar lugar ao prédio da Navegação Michaelsen que, por sua vez, também já foi demolido.
Foto do acervo de Carlos Gilberto Kayser
Nenhum comentário:
Postar um comentário