quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

3265 - Montenegro na era dos Fucas

Na atualidade, é esse o aspecto da rua Ramiro Barcelos
Na década de 1960, era assim:
No centro de Montenegro, muitos prédios da década de 1960 continuam de pé
e em uso. O que mais mudou na paísagem foram os automóveis e as placas de
identificação nos prédios comerciais
Observando-se a foto, da década de 1960 (50 anos atrás) notamos que existiam muito poucos carros na rua Ramiro Barcelos e na Olavo Bilac, apesar destas  ruas estarem entre as mais centrais da cidade. E até o trânsito de pedestres era muito menor do que hoje. Além disso, apesar dos prédios, na sua maioria, ainda serem os  mesmos, o seu visual mudou devido ao fato de que, hoje, eles estão cobertos por grandes placas de identificação e propaganda das lojas. Na foto acima, a única placa que aparece com maior destaque é uma com a palavra Super. Também na Ramiro, bem à esquerda na foto, se vê o prédio do Cine Tanópolis. Nele há uma placa informando e propagandeando o filme em cartaz.

Fotos do acervo de Romélio Oliveira e do Google Street View

O blog Paixão por Fusca documenta a predominância dos  Fucas Ou Fuscas, como o carro era mais conhecido em outras regiões do país.


Anos 60 e 70 no Brasil: O fusca dominava


Os 60 e 70 foram o auge para VW no Brasil. Nunca se vendeu tanto Fusca no país. Para se ter uma idéia, a cada 4 carros novos vendidos, 2 eram fuscas. Em um longo período da década, 70% da frota brasileira era composta de VW´s. Por onde se olhava, se via um fusca ou algum derivado dele. As imagens abaixo são prova deste sucesso que o fusca fez no Brasil nestas décadas. O mais bacana era o colorido das cores da época, diferente dos dias de hoje, cores mortas e muitas vezes sem graça. Atualmente, a quantidade de fuscas rodando por aí não é tão grande, mas, ainda é o que mais se ve nas ruas.

Fonte: www.forumfuscabrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário