segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

3270 - Uma bela obra de restauração

As pinturas no teto da igreja vão exigir trabalho minucioso para o seu restauro
As obras de restauração ainda estão longe de terminar. É um trabalho minucioso e de grande investimento. Mas, após serem retirados os andaimes, já se vê a igreja Matriz com uma nova cara. A nova pintura da torre, de 42 metros de altura, da igreja Nossa Senhora da Purificação pode ser vista de longe. E ficou linda. Também chama a atenção que não são mais três mostradores no relógio da torre, já que um quarto foi instalado na parte detrás, na direção do cemitério.

O padre Pedro José Ritter lembra que a obra vai ocorrer em três etapas. A primeira inclui a pintura da torre, que foi concluída, seguida da troca do telhado. Mas para que o antigo telhado seja retirado primeiro devem ser removidas 36 telas de pintura que estão no forro da Matriz. São telas enormes, que devem ser retiradas até março e já estão passando por um processo de restauração pela especialista Susana Cardoso. As infiltrações e cupins do forro causaram danos em algumas telas, que ganham agora um restauro com suas características originais, respeitando a obra do pintor alemão Ferdinand Schlatter. A restauração é realizada graças a uma verba de R$ 170 mil de uma emenda do deputado federal Renato Molling. 

A partir de 6 de janeiro serão colocados andaimes na parte interna da igreja, para a retirada das telas. Mesmo assim o pároco destaca que as missas e celebrações continuam sendo realizadas normalmente. Só depois da remoção de todas as telas é de que será retirado o telhado antigo para a colocação de um novo, que terá isolamento térmico e acústico.

O investimento na restauração da igreja está orçado em cerca de R$ 2 milhões, com recursos através do Pró-Cultura da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e com contrapartida do município. A obra está sendo realizada pela Associação Comunitária Bom Princípio e Prefeitura, com o apoio de várias empresas, tendo como arquiteto responsável Edegar Bittencourt da Luz. Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano, com previsão de conclusão da primeira etapa em dezoito meses. Para a segunda etapa, que inclui a pintura e conjunto de obras da parte interna, ainda sem orçamento e data para começar, poderão também ser buscados recursos através da Lei Rouanet, que é federal, que apoia a cultura com incentivos fiscais. E a terceira e última etapa inclui o projeto paisagístico e a estrutura no entorno da igreja. 

Conforme o padre Pedro Ritter, é a primeira vez que a Matriz recebe uma restauração total. A igreja Católica também está realizando obras de reforma e ampliação na Casa Paroquial, Seminário e no cemitério.


Matéria de Guilherme Schaurich Baptista publicada no Jornal Fato Novo, 
em 23 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário