segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

3272 - Grupo europeu propõe parceria com a prefeitura de Montenegro para a implantação de um porto no rio Caí

A localidade de Porto Garibaldi, abaixo da ponte da estrada Tabaí-Canoas
sobre o rio Caí, é o local escolhido para a implantação de um porto no rio Caí
O sonho de muitas pessoas pode estar prestes a se realizar: a volta da navegação no Rio Caí. Foi encaminhado na sexta-feira, dia 20, o protocolo de intenção e solicitação para definição de área para instalação de um porto em Montenegro. O estudo pretende apontar a viabilidade da construção de uma infra-estrutura naval que comporte um terminal de transbordo de carga. 

O empreendimento deve seguir o modelo de Parceria Público-Privada – PPP. Uma das áreas viáveis ao empreendimento está localizada na região de Porto Garibaldi, com cerca de 300 hectares de extensão e que pertence ao Estado. O local é estratégico pela passagem do rio Caí, proximidade com a zona industrial, acesso a rodovias, e aproveitamento do fluxo de cargas produzido pelo Polo Petroquímico.

Grupo portuguêsAlém de gerar emprego e renda na área de logística, Montenegro também poderá pleitear recursos federais para investimentos em infra-estrutura e de transportes rodoviário e fluvial. O encontro reuniu além do prefeito Paulo Azeredo, o procurador geral do Município, João Elias Bragatto, os representantes do escritório de Direito Internacional Miranda Guimarães Trentin, e do grupo Beatus, de Portugal. A empresa européia já anunciou ao governo estadual os locais de interesses para instalação dos portos no Rio grande do Sul. Em princípio o investimento anunciado pela empresa é de R$ 300 milhões para a construção de terminais portuários. Assim que estiver finalizado o estudo de viabilidade, a Prefeitura Municipal vai providenciar o Projeto de Lei e encaminhar à Câmara de Vereadores para a devida apreciação.
Matéria de J B Cardoso para o jornal Fato Novo, pulicada em 23 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário