quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

3284 - São José do Hortêncio: marginalizada pelas dificuldades de comunicação

O asfalto chegou a Hortêncio vindo de Presidente Lucena e Ivoti, no ano de 2011
São José do Hortêncio quer estrada e telefone
Na última sexta-feira à noite, estiveram em São José do Hortêncio o prefeito Bruno Cassel e o vice Egon Schneck, discutindo com líderes locais quais seriam as principais reivindicações do distrito. Houve manifestação entusiasta em torno de suas grandes reivindicações que, se atendidas, promoveriam grandemente o progresso daquela comunidade. Uma seria a construção da estrada asfaltada que comunicasse aquela vila com o Caí e outros centros maiores. Outra, a implantação de uma ligação telefônica para aquele distrito.
Disseram os líderes de Hortêncio, que agora vêm da prefeitura empenho para solução dos grandes problemas que afligem aquela comunidade que vive hoje marginalizada em virtude das dificuldades de comunicação.


Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 7 de dezembro de 1983

O médico Bruno Cassel, natural de Santa Maria, desenvolveu a sua carreira quase totalmente no Caí, onde clinicou por mais de 60 anos. Foi prefeito caiense quatro vezes e, em 1903, estava no início do seu quarto mandato. Egon Schneck, depois de haver sido vice-prefeito, elegeu-se duas vezes prefeito caiense.
O asfaltamento da estrada chegou a ser iniciado em 1998, pelo governador Antônio Britto, quando Egon Schneck era prefeito. Mas não teve continuidade. Em 2012, no início de mandato do atual governador Tarso Genro, as obras foram retomadas, mas por poucos meses, sendo logo interrompidas. Tarso promete retomar as obras em 2014, último ano do seu atual mandato.
Felizmente, Hortèncio conseguiu o asfaltamento da estrada que liga a sede municipal a Presidente Lucena e Ivoti, deixando de ser uma cidade à qual não se consegue chegar por asfalto. A inauguração ocorreu no final de 2011.
Quanto ao telefone, depois da sua emancipação, São José do Hortêncio conseguiu a implantação de uma moderna central de telefonia automática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário