quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

3289 - Cavaleiro na estrada para Dois Irmãos

O cavaleiro usa uma capa do tipo que foi criado por A J Renner
A foto mostra um cavaleiro chegando à localidade de Dois Irmãos, vindo da Serra. Os dois morros muito parecidos, que deram nome à localidade, podem ser avistados na parte superior esquerda da foto. Adiante dos morros se encontram Novo Hamburgo, também uma localidade pequena, naquela época, e São Leopoldo: a sede do município à qual Dois Irmãos pertencia.
Chama atenção  a capa usada pelo cavaleiro. É o tipo de capa fabricado pela confecção Renner na sua fase inicial, quando começou suas atividades em São Sebastião do Caí. As capas produzidas por A J Renner, com a marca Ideal, eram impermeáveis e, por isso, se tornaram assessório indispensável para os viajantes que, com elas, conseguiam se proteger contra a chuva.
Grandes empresários, como Adolfo Oderich, Frederico Mentz e o próprio A. J. Renner, foram caixeiros viajantes, no início das suas carreiras. Eles passaram pela dificuldade de uma chuva repentina durante uma viagem, num lugar sem abrigo. O jovem A. J. Renner soube fazer de tal dissabor a inspiração para criar o produto que fez a sua pequena indústria dar um salto  de crescimento e ser o início do maior império empresarial do estado.

Foto do acervo de Rene Haas

Nenhum comentário:

Postar um comentário