![]() |
Leopoldo Schaeffer com a nora Wilma e o neto Egon |
Seu Leopoldo Schaeffer, que era comerciante em Costa da Serra não era muito de ir em festas e de vestir terno (ou fatiota, como se dizia na época).
Por isso essa é uma foto rara. Ao lado dele estão a sua nora, Wilma Walter Schaeffer, e sua filha Hilda Schaeffer. Na frente deles está o garoto Egon Schaeffer, com com roupa de marinheiro, mostrando faceiro um mandolate. Guloseima muito apreciada naquela época e até hoje.
Quem fez essa foto foi o filho de seu Leopoldo (o fotógrafo amador Edmundo Schaeffer, que nos deixou milhares de fotos do Vale do Caí), marido de Wilma e pai de Egon.
Wilma e Edmundo haviam se casado há poucos anos e, por morarem longe, as visitas não eram tão frequentes.
Foi nessa situação que Edmundo teve a oportunidade de tirar a foto de seu pai, junto com sua esposa Wima e com sua irmã Hilda.
Wilma Walter, a mãe de Egon Schaeffer, conheceu seu marido, Edmundo Schaeffer, na localidade de Cerro Cadeado, atual cidade de Augusto Pestana. Na época, Leopoldo Schaeffer seguia a carreira militar em Cruz Alta. Ele foi a Cerro Cadeado para participar de um baile e lá chamou a atenção da filha do dono do salão, Wilma Walter. Wilma ficou encantada com o jovem militar e não o "fisgou". Não demorou muito e os dois estavam se casando. Os pais dela, sogro e sogra de Edmundo eram Cristiano Walter e Maria Lehmen.
O casal morou por algum tempo em Cruz Alta, até que Edmundo resolveu deixar a carreira militar para se tornar vendedor e gerente de vendas da empresa Ritter & Cia, de Lajeado.
Foi quando ele assumiu a gerência dessa empresa situada em Niterói, bairro da cidade de Canoas, onde o casal passou a residir, em 1940.
Ficou ali por pouco tempo, passando pelo dissabor de ver a empresa e a casa onde moravam ser invadida pela grande enchente de 1941.
Pouco depois disso, Edmundo aceitou o convite de outra empresa para gerenciar uma filial em Santo Ângelo, onde o casal fixou residência definitiva.
Com isso, Wilma não morou em Montenegro. E o mesmo se pode dizer do filho Egon. A não ser depois de adulto. Em 1959, com 23 anos, e já famoso como integrante do Trio Farroupilha, Egon passou a residir em Montenegro. Paralelamente com a sua carreira artística, ele havia seguido nos estudos e formou-se Farmacêutico Bioquímico na PUC, em Porto Alegre. Uma vez fixado em Montenegro, ele abriu uma farmácia em Montenegro e atuou como farmacêutico, sempre em Montenegro, por muitos anos. Fez isso conciliando essa atividade com a carreira musical, no Trio Montecarlo.
Foto do acervo de Egon Schaeffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário