terça-feira, 14 de janeiro de 2014

3509 - Leopoldo Schaeffer: o pai de Edmundo Schaeffer e avô de Egon Schaeffer

Leopoldo Schaeffer foi pai do fotógrafo amador Edmundo e avô do músico
Egon Schaeffer, criador do Trio Montecarlo
Leopoldo Schaeffer foi comerciante  em Costa da Serra, localidade do interior de Montenegro.
Ele havia nascido na localidade próxima chamada Linha Catarina.
Era casado com Maria Carolina Schubert cuja avó, conforme a tradição familiar, era prima de do grande compositor aemão Franz Schubert.
Mesmo assim, o casal Leopoldo e Maria Carolina era muito simples. E ele, mesmo tendo trabalhado no comércio por décadas, não enriqueceu, pois era muito bondoso. Vendia fiado e não era rigoroso na cobrança. Foi ele, também, que doou o terreno para a construção da igreja luterana de Costa da Serra.
Por vota de 1940, Leopoldo vendeu o armazém para .... Borchardt e passou a administrar uma cancha de corridas, ainda em Costa da Serra. Lá sua filha Selma chamava atenção por participar das corridas e mostrar-se uma ótima corredora.
Quando seu filho Edmundo Schaeffer (o fotógrafo amador) era jovem, trabalhou no armazém. Mais tarde Edmundo se destacou como vendedor e gerente comercial em Santo Ângello, ganhando bastante dinheiro e investindo na compra de terras. Inclusive uma área na localidade de Vendinha, no interior montenegrino.
Quando seus pais Leopoldo e Maria Carolina ficaram velhos, foram morar nas terras de Edmundo em Vendinha, onde foi feita a foto acima.
Leopoldo morreu em 1952 e Maria Carolina em 1976, com 91 anos. Edmundo Schaeffer não teve vida tão  longa como seus pais. Morreu aos 58 anos.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário