segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

3715 - O trem passando pelo Portão



A povoação da atual cidade de Portão começou pelo local onde se dá, hoje, o entroncamento da RS-240 com a estrada que liga Portão ao Estância Velha. Estância, como o nome indica foi uma estância de criação de gado criada pelo governo real, de Dom João VI, na mesma época da transferência do Linho Cânhamo para as imediações da atual cidade de São Leopoldo. No local a que nos referimos, havia uma porteira (então  chamada de portão) que controlava a entrada na estância real.
Essa área  inicial da povoação é conhecida, até hoje, como Portão Velho. Um novo portão começou a formar-se, no início do século XX, em torno da estrada da estação da estrada de ferro, na segunda  metade do século XX. A melhoria e asfaltamento da estrada Júlio de Castilhos, nas décadas de 1940 e 1950, fez com que a cidade começasse a se desenvolver às suas margens. 
Por fim, com a emancipação, em 1963, o primeiro prefeito municipal, Lothar Khern (fundador do curtume Kern-Mattes, junto com Armando Albino Mattes) impulsionou o desenvolvimento do atual centro da cidade com a impantação da atual prefeitura e da avenida Brasil.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário