quarta-feira, 12 de março de 2014

3788 - Rua Osvaldo Aranha, em 1967 ou 68

Rua Osvaldo Aranha, pelo ano de 1968: esquina com a rua Capitão Cruz



Eloísa Galetto  postou, no blog Montenegro de Ontem, uma série de fotos que, pelo aspecto, foram feitas na mesma época: por volta de 1967. Sabe-se a época das fotos porque, numa delas, aparecem a nova catedral e a velha matriz juntas, ambas com suas torres. Como a velha matriz foi demolida em 1968 e a torre da catedral foi construída depois de 1965, podemos ter essa noção da data das fotos.
Essa foto da rua Osvaldo Aranha foi a que suscitou mais comentários entre os apreciadores do blog.
Waldir Seelig lembrou que no prédio maior, na esquina, funcionou a revenda de automóveis Mecauto. Zeca Mottin observou que esse prédio estava em obras e que hoje funciona ali a CR Diementz.
 Na esquina em frente, do mesmo lado da rua, havia o armazém de Irma Way e o sobrado azul, ao lado desse, pertencia a Julieta Gemmer. Sérgio Becker lembrou que, logo adiante da Mecauto, havia o bazar São João. Zildo Richter informou que havia uma padaria nos fundos do sobrado de Julieta Gemmer. Zildo Richter lembrou que  este prédio veio a ser usado depois como academia de luta livre, com o instrutor Homem Branco. Athos Ortiz afirma que houve ali, depois, um centro espírita. Claudete Backes da Silva observou que o prédio, no topo da colina, é a escola chamada de Manoel de Souza Moraes (Escola Integradoa) e a chaminé que aparece no fundo da foto é da Olaria Lerch. Flávio Brochier informou que o objeto no meio da rua era uma caixa de madeira na qual os policiais faziam treinamento para orientação do trânsito. Era comum haver ali de 10 a 15 brigadianos nesses treinamentos.
Dino Paes mencionou que, no sobrado azul, funcionou a Escola Cruzeiro do Sul, com curso de datilografia. Muitos apreciadores do blog fizeram o mesmo curso nessa escola.

Foto do acervo de Eloisa Galetto
  • Renato Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário