Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

quinta-feira, 13 de março de 2014

3790 - Acidente ferroviário em Fanfa


Fotos do acidente em Fanfa, a maior tragédia ferroviária do estado
Relato de Cesar Pereira, de Pantano Grande, nos dá mais alguma informação sobre o acidente ferroviário ocorrido na localidade de Fanfa, no município de Triunfo. Perto da divisa com Montenegro.
A tragédia resultou em  68 mortos e 60 feridos e as vítimas foram levadas ao Hospital Montenegro. Foi o maior acidente de trem ocorrido no Rio Grande do Sul.
A data do sinistro foi 27 de janeiro de 1968. 

O trem misto, apelidado de "Leiteiro", colidiu com um cargueiro de 689 toneladas, às cinco e 50 da tarde, a cerca de 100 metro da estação de Fanfa. Foram atingidos dois carros de passageiros. 
A estação deixou de receber trens de passageiros em fevereiro de 1996, quando estes foram suprimidos entre Porto Alegre e Uruguaiana. Desde então só passam por ali os trens cargueiros.
Falavam na época que o maquinista do cargueiro teria dormido ao passar por uma estação onde receberia ordem para parar a 100 metros do entroncamento. O maquinista não foi julgado e o crime prescreveu.


O montenegrino João Luiz Pretto comentou no Facebook sobre esse assunto:
"Como fui vizinho do Hospital Montenegro, lembro dos feridos chegando  de caminhão e muitos deles sendo transferidos para São Leopoldo. Como, naquele tempo, não havia mais que duas ambulâncias em Montenegro, muitas vítimas foram transportadas em veículos particulares, como a Kombi do senhor Vidal, também vizinho do hospital."

Fotos divulgadas no Facebook por Júlio Licks Machado


2 comentários:

  1. Muito triste meu pai Valdir Ferreira Pfütze morreu nesse acidente ele era Ferroviario e supervisor de uma turma de soldadores que estavam restaurando os trilhos em Fanfa Quando morreu voltava de Porto Alegre tinha indo numa reunião de trabalho deixou Uma viuva de 34 anos na época e 8 filhos o maior com 18 anos e menor com 1 ano

    ResponderExcluir