Fotos do acidente em Fanfa, a maior tragédia ferroviária do estado |
A tragédia resultou em 68 mortos e 60 feridos e as vítimas foram levadas ao Hospital Montenegro. Foi o maior acidente de trem ocorrido no Rio Grande do Sul.
A data do sinistro foi 27 de janeiro de 1968.
O trem misto, apelidado de "Leiteiro", colidiu com um cargueiro de 689 toneladas, às cinco e 50 da tarde, a cerca de 100 metro da estação de Fanfa. Foram atingidos dois carros de passageiros.
A estação deixou de receber trens de passageiros em fevereiro de 1996, quando estes foram suprimidos entre Porto Alegre e Uruguaiana. Desde então só passam por ali os trens cargueiros.
Falavam na época que o maquinista do cargueiro teria dormido ao passar por uma estação onde receberia ordem para parar a 100 metros do entroncamento. O maquinista não foi julgado e o crime prescreveu.
O montenegrino João Luiz Pretto comentou no Facebook sobre esse assunto:
"Como fui vizinho do Hospital Montenegro, lembro dos feridos chegando de caminhão e muitos deles sendo transferidos para São Leopoldo. Como, naquele tempo, não havia mais que duas ambulâncias em Montenegro, muitas vítimas foram transportadas em veículos particulares, como a Kombi do senhor Vidal, também vizinho do hospital."
Fotos divulgadas no Facebook por Júlio Licks Machado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir