sábado, 15 de março de 2014

3795 - As três vidas de um prédio notável: usina elétrica, ruína e câmara de vereadores

O prédio da antiga usina elétrica Maurício Cardoso ..
... foi reformado e serve muito bem como sede da Câmara de Vereadores, ...
... mas antes da reforma ficou abandonado e transformou-se em ruína



A foto das ruínas em que se encontrava o prédio da antiga usina elétrica situada junto ao cais do porto de Montenegro foi postada na excelente página de Facebook denominada Montenegro de Ontem. E motivou interessantes comentários:
Claudete Backes da Silva lembrou o empenho do secretário  municipal Carlos Alberto Luchesi, na recuperação desse prédio, que hoje abriga a Câmara de Vereadores. Fato ocorrido no governo da prefeita Madalena Bühler. 
Claudete também lembrou que o projeto da restauração foi do arquiteto Alexandre Franczak. Eduardo Dullius Feldens  acrescenta que o projeto foi trabalho de conclusão do curso de Franczak.
Ao receber homenagem nas comemorações dos 135 de Montenegro (em 2008), Alexandre Franczak contou a trajetória da construção do projeto que iniciou durante o seu trabalho de conclusão na Faculdade. Ele citou pessoas que foram importantes nessa obra, como o ex-secretário Carlos Alberto Luchesi, deputado Paulo Azeredo, ex-prefeita Madalena Bühler e Percival de Oliveira, que na época era assessor do deputado Azeredo e depois foi prefeito.

Foto da ruína postada na página de Facebook Montenegro de Ontem 
por Flávio Brochier


Nenhum comentário:

Postar um comentário