Exemplar da edição original do livro de Campos Neto |
Por iniciativa do pesquisador Romélio Alves de Oliveira, um grupo de montenegrinos interessados na história do seu município se mobilizou e conseguiu convencer a Livraria Gehlen a fazer uma verdadeira proeza.
A tradicional empresas gráfica está preparando o relançamento de um livro que ela mesma editou em 1924: a monografia Montenegro, escrita por José Cândido de Campos Neto.
Trata-se de uma obra de grande envergadura, com mais de 600 páginas, que foi reconstituída graças ao Arquivo Histórico e Geográfico Maria Eunice Kautzmann e à restauradora Shirlei Rücker.
A impressão já foi concluída e falta, agora, apenas a encadernação da obra que, brevemente, estará à venda na própria livraria. Apesar da edição ser limitada, o seu custo deverá ser bastante acessível.
O livro vai reproduzir fielmente o livro original, com mais de 50 fotos e informações preciosas sobre a história inicial de Montenegro. Quando a obra foi escrita, o município comemorava seu 50º aniversário e o autor teve a oportunidade de ouvir pessoas que acompanharam o seu nascimento.
Além de Montenegro, o livro traz muitas informações de outros municípios que, na época integravam o território montenegrio, como Brochier, Maratá, São José do Sul, Pareci Novo, Harmonia, Tupandi, Bom Princípio, São Vendelino, São Pedro da Serra e Barão.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo na sua edição de 19 de março de 2014
Foto divulgada por
Nenhum comentário:
Postar um comentário