quarta-feira, 19 de março de 2014

3807 - Livraria Gehlen reedita importante obra sobre a história de Montenegro

Exemplar da edição original do livro de Campos Neto

Por iniciativa do pesquisador Romélio Alves de Oliveira, um grupo de montenegrinos interessados na história do seu município se mobilizou e conseguiu convencer  a Livraria Gehlen a fazer uma verdadeira proeza. 
A tradicional empresas gráfica está preparando o relançamento de um livro que ela mesma editou em 1924: a monografia Montenegro, escrita por José Cândido de  Campos Neto. 
Trata-se de uma obra de grande envergadura, com mais de 600 páginas, que foi reconstituída  graças ao Arquivo Histórico e Geográfico Maria Eunice Kautzmann e à restauradora Shirlei Rücker.
A impressão já foi concluída e falta, agora, apenas a encadernação da obra que, brevemente, estará à venda na própria livraria.  Apesar da edição ser limitada, o seu custo deverá ser bastante acessível.
O livro vai reproduzir fielmente o livro original, com mais de 50 fotos e informações preciosas sobre a história inicial de Montenegro. Quando a obra foi escrita, o município comemorava seu 50º aniversário e o autor teve a oportunidade de ouvir pessoas que acompanharam o seu nascimento.
Além de Montenegro, o livro traz muitas informações de outros municípios que, na época integravam o território montenegrio, como Brochier, Maratá, São José do Sul, Pareci Novo, Harmonia, Tupandi, Bom Princípio, São Vendelino, São Pedro da Serra e Barão.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo na sua edição  de 19 de março de 2014
Foto divulgada por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário