quarta-feira, 9 de abril de 2014

3883 - O cipreste da Ramiro Barcelos

Por décadas, esse pé de cipreste foi uma  marca do centro montenegrino


Foto antiga da rua Ramiro Barcelos. Segundo Pirajá Lemos, que a postou no blog Momento Retrô, ela foi feita no ano de 1930.
Um dos aspectos mais marcantes dessa foto é o pé de cipreste. Essa árvore de aspecto tão peculiar, de grande altura e pouca sombra, que durante décadas fez parte da paisagem da rua mais importante de Montenegro.
Essa foto, como se pode notar, foi tirada do alto, de uma sacada: a do Clube Riograndense, que era um dos maiores e mais altos prédios da cidade.
Assim como eram raros os prédios altos  naquela época, eram raras também as árvores. Naquela época ainda havia muito mato no mundo e mato era considerado algo negativo. Para se fazer agricultura, por exemplo, era preciso primeiro derrubar o mato e isso era muito custoso, com os escassos recursos da época. 
Plantar árvores nas calçadas, portanto, não parecia ser algo desejável. O bonito, na época, era uma cidade construída, com ruas pavimentadas e sem muito verde.
Não é de admirar-se, portanto, que a parte mais antiga de Montenegro (do cais ao centro) ficou muito mal servida de áreas verdes.

Foto divulgada no blog Momento retrô por Pirajá Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário