domingo, 13 de abril de 2014

3896 - Padaria Primor, de Afonso Kunrath e Padaria Rainha, de Osvino Seelig

A padaria Primor, de Afonso Kunrath, que,  depois de vendida para Osvino 
Seelig ganhou o nome de Padaria Rainha


Afonso Kunrath, foi vice-prefeito, no governo de Germano Roberto Henke, no início da década de 1950. Ele era o proprietário da Padaria Primor, cujo pão ainda era distribuído por uma frota de pequenas carroças numeradas. Os carroceiros levavam pão para os armazéns do centro e dos bairros e para as casas de clientes tradicionais. A Padaria Primor era bem organizada e fez sucesso, usando inclusive recursos de marketing ainda pouco comuns naquela época, como o slogan estampado nas carroças: Pad primor, sempre melhor.
A padaria ficava defronte ao Clube 7 de Setembro, na rua João Pessoa. Esse clube, no início, tinha apenas o  andar térreo (lá pelo final dos anos 30). O segundo foi construído na década de 40.
Afonso era pai de Canísio e Guido Kunrat, que foi eleito vereador em duas gestões, quando já era casado com Cecília Kunrat.  A linda casa que o pai mandou construir para o casal ficava ao lado do Clube, hoje pertencente a .... Rodrigues. 
Guido, que morava na casa ao lado, casou com Marta Horn.
Afonso Kunrat residia numa casa ao lado da padaria, defronte às casas dos filhos.
SEELIG
Osvino Seelig sucedeu Afonso Kunrath como proprietário da padaria. Ele conseguiu dinamizar ainda mais a padaria, inclusive trocando a frota de carroças por camionetes e caminhões.
Ao comprar a Padaria Primor, em 1955, Ovino mudou o nome para Padaria Rainha e depois a transformou em fabrica de massas e criando as massas Rainha, que conquistaram mercado em várias regiões do estado.
Simples e comunicativo, não aparentava ser um empresário tão bem sucedido,pois andava quase sempre de chinelos, inclusive quando ia ao Clube 7 de Setembro, situado em frente à sua padaria e residência. Lá ele costumava jogar cartas com seu amigos.
Algumas vezes interrompia o jogo e atravessava a rua para dar ordens aos funcionários e depois retornava.
Era Irmão de Edegar Seelig e morou na rua Oswaldo Aranha, quase ao lado da tradicional Loja Seelig.  Depois morou na Ramiro Barcelos, defronte ao atual cosultório e residência do médico e ex-prefeito montenegrino Ubirajara Mattana.
Em meados de 1966, Osvino Seelig mudou-se para São Sebastião do Caí, onde teve uma padaria na rua 13 de Maio, uma das principais da cidade. No mesmo local onde hoje funciona a agência local do Bradesco.

Texto de Egon Arnoni Schaeffer

2 comentários:

  1. O tio Oswino foi para Sapiranga. Tio Lauro para o Caí. Procura minha prima Lucy Schallenberger. Será fonte segura de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive sobre o nome da minha mãe e endereço em Montenegro.

      Excluir