quinta-feira, 17 de abril de 2014

3909 - Germanidade entre os descendentes de alemães

Balduíno Rambo: um grande brasileiro com coração germânico
Os imigrantes alemães continuaram sentido-se alemães, mesmo vivendo por décadas na pátria que os adotaram. Isso não quer dizer que não amassem o Brasil mas, até a metade do século XX, a maioria deles sentia-se mais alemão do que brasileiro. Nas duas grandes guerras mundiais, grande parte dos imigrantes alemães torceram pela vitporia da "sua terra", a Alemanha, mesmo quando o Brasil declarou-se em guerra contra a Alemanha. No interior das colônias alemãs do estado era muito comum que descendentes de imigrantes não soubessem falar o idioma português. 
E não foram apenas as pessoas humildes que guardaram esse sentimento de germanindade, colocando-o acima da brasilidade. Veja-se o que escreveu o padre Balduino Rambo. Grande cientista e humanista nascido em Tupandi que foi um dos mais destacados intelectuais gaúchos dos meados do século XX.
Veja alguns escritos do padre Balduino sobre o assunto:
A derrota alemã:
“Julho de 1945. A Alemanha perdeu a guerra. Todavia, nunca perdi a esperança. Esta teimosia na esperança reside certamente, em grande parte, na tenacidade da minha natureza. Reside nela, também, um valor ético da mais alta qualidade. Eu depositei minha confiança no governo alemão. Manter acesa esta confiança é o primeiro dever e a primeira virtude de um homem”.
O alemão no estrangeiro:
“Se a Alemanha tivesse que desaparecer, ainda em minha vida, do grande cenário das nações, e a nossa Germanidade fosse irremediavelmente a pique, pois não, então quero ser o último alemão no estrangeiro”.
“Afinal de contas, se ainda cabe à Alemanha uma missão, então há de ser uma vontade divina que nós alemães no mundo nos empenhemos em colaborar para tal efeito. E se nossa mãe está orientada para a unidade, tendo como premissa a tribulação e tristeza, então essa união deve ter também para nós sentido e providência, digo para nós os que nos encontramos dispersos como lascas do carvalho alemão, até os confins do mundo. Declaro-me fiel a essa semente com todo o ímpeto do meu caráter e com toda a sinceridade masculina de minha natureza germânica”.
Escritos de Balduíno Rambo divulgados no Facebook por seu sobrinho Pio Rambo

Nenhum comentário:

Postar um comentário