domingo, 20 de abril de 2014

3921 - Foto aérea de Montenegro no década de 1940

Há 60 anos, Montenegro era muito diferente: principalmente pela falta
de veículos nas ruas


Esta notável foto aérea mostra a cidade de Montenegro no ano de1942 ou um pouco posterior a ele. Pode se afirmar isso porque o prédio do Clube Riograndense, com a ampliação que o fez ter frente até a calçada da rua Ramiro Barcelos e deu imponência ao prédio. Note-se que o prédio da escola Delfina Dias Ferraz não havia sido ainda construído. A antiga praça da Matriz ainda estava íntegra, ocupando o espaço de quase quatro quarteirões. O único prédio construído nessa área era o da prefeitura.
Observe-se, no  canto inferior esquerdo da foto, como o prédio do Hospital Montenegro ocupava apenas uma pequena parte da área hoje utilizado. Veja-se também por onde passavam os trilhos do trem, naquela época: na rua Osvaldo Aranha, no lado esquerdo da foto, pode se ver como os trilhos a atravessam no início da segunda quadra visível. Dali se dirigiam para a área à esquerda na foto passando por trás do prédio hoje ocupado pelo DTG 20 de Setembro (na esquina da Osvaldo Aranha com a Assis Brasil). O caminho dos trilhos pode ser avistado, também, no canto inferior direito da foto.
Observe-se ainda como a cidade, nessa área central da cidade, terminava na rua Bento Gonçalves e que os prédios mais altos da região central eram sobrados (com apenas um piso acima do térreo).
Observe-se, ainda, a absoluta falta de veículos transitando pela cidade. Apesar de que, como se pode notar pela sobra dos prédios, que era pleno dia. Na década de 1940, os automóveis eram uma verdadeira raridade.

Foto divulgada na facepage Montenegro de Ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário