segunda-feira, 21 de abril de 2014

3930 - Matiel vice-campeão estadual de bolão

Bolonistas da pequena localidade de Matiel
sagraram-se vice-campeões estaduais


A pequena localidade de Matiel é quase um bairro caiense, pois fica em frente ao Caí do outro lado do rio. No entanto, pertence ao município de Pareci Novo e, antes desse município ser criado, pertenceu a Montenegro. Apesar de ser tão próximo do Caí, o Matiel sempre foi território de outro município.
Talvez isso ajudou a localidade a ter um espírito independente e, mesmo sendo tão pequena, a localidade conseguiu criar e manter duas comunidades religiosas, cada uma com sua bela igreja, e mais uma grande sociedade recreativa e cultural. As igrejas católica e luterana continuam muito ativas ainda hoje, assim como a Sociedade Matiel.
Também no esporte, o Matiel se destacou muito, chegando ao ponto do seu clube, o Gaúcho, sagrar-se campeão montenegrino de futebol.
O bolão é outro esporte muito praticado pelos matielenses e o grupo de bolonistas da sociedadde chegou a disputar o campeonato estadual desse esporte, conquistando o vice-campeonato em 1966.
Os atletas campeões, na ordem em que aparecem na foto eram, de pè:  Lotário Hoerlle, Erni Lemertz, Erni Britzky, Osvaldo Fuchs, Erni Fink e Lírio Jung.  Agachados: Edgar Kich, Germano Zirbes, Jacó Fuchs (presidente da sociedade, de terno), Ido Santos e Arbo Hoerlle. Também faziam parte da equipe, mas não estão na foto: Arno Fuchs, Carlos Fuch e Haroldo Hoerlle.

Foto do acervo de Aroldo Hoerlle

Nenhum comentário:

Postar um comentário