segunda-feira, 21 de abril de 2014

3933 - Montenegro vista da torre da velha igreja matriz

As escolas Delfina e São José, com o morro da Pedreira ao fundo 









O centro da cidade visto do alto da torre, com o morro da Marizinha ao fundo
O que se vê em primeiro plano parece um mato, mas é a antiga praça da matriz
coberta pela copa das árvores - ao fundo se vê uma parte do morro Montenegro

A velha igreja matriz de Montenegro foi demolida no ano de 1968 e essas fotos foram feitas  alguns anos antes disso. As obras da nova catedral, erguida em frente à matriz, não haviam sido iniciadas e o que havia na frente da igreja era uma grande praça que ocupava quase totalmente os quatro quarteirões circundados pelas ruas Olavo Bilac, João Pessoa, São João e Assis Brasil.
A data provável para essas fotos é o início dos anos 1950. Nas ruas, não se vê automóveis e existem postes no meio delas. Na foto do centro da cidade, se avista o prédio do Clube Chimarrão, com frente para a praça Rui Barbosa.
A segunda foto da série mostra a esquina das ruas João Pessoa e Olavo Bilac. Chama atenção nela, a casa que fica na esquina. no outro lado da rua João Pessoa. Funcionava ali o escritório de contabilidade de Hary Roehe. Hoje existe ali o escritório do INSS.
No alto da foto se avista a torre da igreja luterana, o edifício do frigorífico Renner e, entre a torre e o prédio da Renner se vê, além de um chaminé, um prédio alto que parece um moderno edifício de apartamentos. Ele fazia parte do conjunto fabril do frigorífico.

Fotos de Waldyr Ritter  postadas na facepage Montenegro de Ontem 
por Eloisa Galetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário