sábado, 26 de abril de 2014

3942 - Ramiro esquina com Olavo Bilac

Esquina das ruas Ramiro Barcelos com Olavo Bilac


Essa foto mostra a rua Ramiro Barcelos na esquina com a Olavo Bilac. Um dos pontos mais centrais da cidade. As placas identificadoras indicam a Joalheria Köhler (bem na esquina, no lado esquerdo da foto), a Caixa Econômica Federal (do lado direito).  
Estranhamente, os postes parecem estar dentro da pista da rua. 
Conforme informa Egon Schaeffer, isso aconteceu num certo período, quando foi necessário fazer uma grande reforma na rede de esgoto que passa por baixo daquela calçada da Ramiro Barcelos. Na ocasião os postes da rede de energia elétrica tiveram de ser tranferidos, provisóriamente, para a pista de veículos, sendo depois mudados novamente para a calçada.
A foto é de um ano próximo a 1960. 
Os dois veículos que aparecem inteiros na foto, ao que parece, são um Jeep e um Dauphine, fabricados no Brasil a partir do final dos anos 50. O carro estacionado na rua Osvaldo Aranha é de fabricação estrangeira. Ali havia um ponto de taxi e o carro, provavelmente, era usado nessa atividade.
Os prédios que melhor são avistados nessa foto são os do lado direito da Ramiro Barcelos. O primeiro deles é o do Café Comercial. Nome que aparece escrito numa placa de propaganda com a logomarca da Coca Cola. Antes disso, se vê uma placa identificando a loja da Caixa Econômica Federal, que tinha instalações bem modestas, naquele tempo. Na esquina do outro lado da rua Olavo Bilac, existia uma loja que, como se pode ver pela plaquinha de identificação, chamava-se Casa do Povo. Uma loja de confecções femininas.
Repare-se no grande tamanho do prédio do Cine Tanópolis, que fica atrás do prédio desta loja.
A foto foi feita pela manhã, em hora de forte movimento. Nas ruas. Era um dia útil e meninas com uniforme escolar aparecem na foto.

Foto divulgada por Romélio Oliveira na sua página de Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário