terça-feira, 29 de abril de 2014

3950 - Três mortes em acidente aviatório

A tragédia abalou a cidade



Antigamente as mortes em acidentes automobilísticos eram muito comuns. 
Não existia ainda o air bag e nem mesmo o cinto de segurança. As pessoas não eram punidas se dirigissem alcoolizadas e o excesso de velocidade também não era eficientemente reprimido.
Muito mais raros eram os acidentes aviatórios.
Se poucos possuíam automóveis naquela época, muito mais raro eram os que andavam de avião. 
Mas Montenegro possuía um aeroclube com pista de pouso e, no dia 10 de novembro de 1952, aconteceu um trágico acidente no campo de aviação situado no bairro Timbaúva. Nele morreram o piloto e dois ilustres passageiros: Törbjorn Weibull e Bruno Ferrari de Andrade. O primeiro era o diretor da fábrica TANAC, uma das mais importantes indústrias da região. O outro era gerente da agência montenegrina do Banco Nacional do Comércio.
O acidente repercutiu no estado inteiro e Montenegro ficou simplesmente chocada com a tragédia.
O jornal O Progresso narrou o fato em matéria publicada na sua edição de 1º de dezembro de 1952.

Foto extraída da página de Facebook de Ernesto Arno Lauer


2 comentários:

  1. Meu pai estava com sete anos nessa data e presenciou bem de perto o acidente. Conta que estava brincando com um primo dele no lado NW do campo próximo a cabeceira e viu a aeronave decolar. ao passo que o avião começou a ganhar altitude, ouviu se um estampido e parou o barulho de motor. A aeronave fez a volta perdendo altitude e tentou chegar na pista, colidiu uma das asas com uma árvore e caiu na cabeceira, um dos passageiros estava com a metade do corpo para fora. Logo que caiu incendiou e explodiu.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai estava com sete anos nessa data e presenciou bem de perto o acidente. Conta que estava brincando com um primo dele no lado NW do campo próximo a cabeceira e viu a aeronave decolar. ao passo que o avião começou a ganhar altitude, ouviu se um estampido e parou o barulho de motor. A aeronave fez a volta perdendo altitude e tentou chegar na pista, colidiu uma das asas com uma árvore e caiu na cabeceira, um dos passageiros estava com a metade do corpo para fora. Logo que caiu incendiou e explodiu.

    ResponderExcluir