quarta-feira, 7 de maio de 2014

3979 - Nova Escola do SENAI é apresentada ao público

As obras no prédio antigo da fábrica Leitz estão quase concluídas e os cursos
começarão a ser ministrados em julho
Começar a vida profissional não é coisa fácil. A maioria das escolas brasileiras não preparam para o trabalho e, quando o jovem chega à maioridade, não vê perspectiva de um bom emprego e futuro profissional.

Não é de se estranhar, portanto, que uma parte deles se desvie pelo caminho do crime e das drogas.

Essa é uma dura realidade que poderá mudar drasticamente no Caí, nos próximos meses.

Na noite da última segunda-feira foram apresentadas ao público as instalações da nova escola do SENAI, no bairro Navegantes. Fruto de um esforço iniciado há cinco anos, a escola ficará pronta e os primeiros cursos deverão ser iniciados no mês de julho.

Os primeiros cursos a serem disponibilizados serão de mecânica, eletricista, automação, moveleiro, gestão, construção civil, segurança do trabalho e administração. As empresas já podem encaminhar as suas solicitações de cursos.

Um grande número de pessoas, formado na sua maior parte por empresários e dirigentes de empresas, compareceu ao evento. E ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), principalmente pela iniciativa de seus últimos presidentes Marcos e Alexandre Oderich, foi a grande responsável por essa conquista caiense. A prefeitura também teve grande mérito: o prefeito Darci Lauermann, desde antes da sua eleição, deu apoio decisivo a esse projeto.

O prédio é enorme e, no futuro, pode ser ampliado, tanto interna quanto externamente. Ele pertenceu anteriormente à fábrica Leitz e, antes disso, ao exército, que construiu o prédio para ser um depósito de alfafa, já que a região era grande produtora e o exército consumia alfafa para alimentar a sua cavalaria.

Segundo José Zortéa, direttor regional do SENAI, cursos não faltam. O mais difícil é encontrar pessoas dispostas a fazer esses cursos. No Brasil, todo mundo quer fazer faculdade e ser doutor. Muitos fazem até pós-graduação no exterior e, no final, não encontram colocação no mercado de trabalho. Aqueles que se formam em cursos técnicos, por outro lado, são muito procurados pela empresa e conseguem trabalho rapidamente, com boa remuneração.


Primeiros cursos oferecidosMecânica 
Eletricista 
Automação 
Moveleiro 
Gestão 
Construção civil 
Segurança do trabalho 
Administração


Atrair alunos
O interesse dos jovens pelos cursos técnicos poderá ser estimulado através da visita de turmas de alunos das escolas municipais e estaduais à escola do SENAI.

Deve ser facilitado, também, o transporte escolar para que alunos de bairros mais distantes, como o São Martim e o Loteamento Popular possam frequentar as aulas.

Se isso for conseguido poderá se promover uma verdadeira transformação social, na qual filhos de famílias humildes terão oportunidade de atingir um ótimo padrão de vida. E o Caí se tornará mais atraente para a implantação de empresas.

Afinal, o que elas mais estão procurando atualmente é a mão de obra qualificada.


Falta de mão de obra qualificada é o principal entrave ao desenvolvimento do município
Desde a sua eleição, em 2008, o prefeito Darci Lauermann tinha grande preocupação com o desenvolvimento do município.
O Caí havia passado por uma fase de marasmo econômico (inclusive em virtude do fechamento da Azaléia, em 2005 ) e a prioridade do município era criar empregos.

Desde então, ele tomou inúmeras medidas de incentivo às indústrias, ao comércio, serviços e aos agricultores. E conseguiu bons resultados. O crescimento da economia caiense, nos últimos anos, tem sido muito maior que a do país ou do estado. O aumento no número de empregos também foi excepcional.

Nota-se o dinamismo na cidade pelo intenso movimento nas ruas, no comércio, nos restuarantes, nos escritórios e consutórios.

O interesse da atual administração em promover o desenvolvimento econômico é tão grande que foi criada a Cidade Empresarial: uma área de 200 hectares, entre os bairros Angico e Chapadão na qual só é permitido construir prédios empresariais. Nessa área, a prefeitura já fez pesados investimentos. As avenidas do Condomínio Empresarial foram totalmente asfaltadas e acaba de ser feito o asfaltamento da estrada do Campestrinho, que dá acesso à empresa Agrosul (a segunda maior do município).

O setor industrial expandiu-se muito, mas há um queixa generalizada, nas empresas quanto à falta de mão de obra qualificada.

O prefeito Darci Lauermann tem se esforçado para atrair novas empresas para o município, mas quando as empresas interessadas fazem uma pesquisa quanto ao município, constatam que vão encontrar problemas pela falta de mão de obra treinada.

Por isso, a abertura da Escola Técnica SENAI Vale do Caí deverá representar uma grande alavanca para o desenvolvimento caiense.

Cabe, agora, incentivar os jovens a fazer os cursos que serão oferecidos na nova escola. A inscrição deve ser feita através de uma empresa.

Conforme Letícia Oderich Moreira, que fez uma pesquisa nesse sentido visitando escolas do município, está bastante otimista. Acredita que para alguns cursos, existirão muitos jovens interessados. A prefeitura também deverá se empenhar nesse sentido.

É muito importante que se busque alunos também nos bairros mais pobres, filhos de famílias humildes, que terão na escola uma grande oportunidade de direcionar o seu futuro para um trabalho qualificado e bem remunerado. Dar oportunidade de emprego a esses jovens é a melhor maneira de promover socialmente esses jovens: proporcionando a eles a garantia de bom emprego e boa renda.

A Escola Técnica SENAI Vale do Caí poderá fornecer mão de obra qualificada às empresas e, ao mesmo tempo, garantir a oportunidade de uma vida produtiva, confortável e segura para os jovens da classe trabalhadora. Se conseguir isso estará dando uma contribuição fundamental para o progresso econômico e social do município.

As grandes dimensões e a qualidade do prédio da nova escola, unida à grandeza e tradição do SENAI fazem com que se acredite que, dessa união, surgirá algo de muito grande e proveitoso. Um grande marco no desenvolvimento econômico e social caiense.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo no dia 7 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário