sexta-feira, 9 de maio de 2014

3985 - Oficializada a germinação de Feliz com Nohfelden

A alemã Nohfelden é cidade gêmea de Feliz
É um município da Alemanha localizado no distrito de Sankt Wendel, estado do Sarre.


A comitiva felizense que retornou de Nohfelden em 30 de abril trouxe os Termos de Geminação assinados em português e alemão por Albano Kunrath e Andreas Veit, prefeitos de Feliz e de Nohfelden. O documento elenca as áreas em que serão promovidos esforços para o desenvolvimento das duas comunidades, como a cultura, turismo e desenvolvimento econômico, por exemplo. Agora, a parceria está oficializada.

Para Albano, o desafio é expandir o intercâmbio em outros setores, como a tecnologia industrial e o saneamento básico, por exemplo. “Este ato não deve ser lembrado só como uma assinatura de papeis, não é isso que faz o intercâmbio. Temos que colocar em prática mais ações e envolver as comunidades para que possam se integrar”, avalia.

Sobre a viagem, o prefeito Albano Kunrath conta que, atualmente, o turismo é uma área muito forte para a economia de Nohfelden. “O parque Bostalsee, que fica em Nohfelden, é a aposta para divulgar o município e recebe cerca de 638 mil visitantes todos os anos”, diz o prefeito. O espaço tem uma área de 335 hectares, com um lago artificial e praias de areia, uma área de recreação, gastronomia e 14 hectares para acampamento de férias, com construções já edificadas.

Áreas como o saneamento básico e a pavimentação de estradas estão muito avançadas em Nohfelden. Uma curiosidade é que, hoje, praticamente não existem mais agricultores locais em Nohfelden. “Os produtores vem de outras cidades e 'alugam' lotes para cultivar a terra. A canola é um cultivo de bastante expressividade”, informa o prefeito felizense.



Mesmo após decorridos 190 anos de imigração germânica no Brasil, Albano diz que os alemães ficam surpresos quando percebem o quanto valorizamos a cultura germânica, muitas vezes, mais do que eles próprios, principalmente com a preservação do idioma.

Matéria de Maico Vogel

Nenhum comentário:

Postar um comentário