sábado, 10 de maio de 2014

3991 - No tempo em que se ensinava crianças a matar animais silvestres

Crianças representando a figura de caçadores no desfile da Festa da Laranja






No ano de 1966, houve a Festa da Laranja, em Montenegro, com desfile de carros e bandas pela rua Ramiro Barcelos. 
Nesta época, o florescimento da indústria automobilística brasileira empolgava a população.Todo mundo sonhava comprar um carro novo e já começavam a aparecer os usados brasileiros. O Sedan Volkswagen, popular Fusquinha (ou Fuquinha, como se diz na região) dominava a cena.
Mesmo assim, já haviam pessoas que valorizavam os carros antigos, como se pode ver nessa foto do desfile, em que uma velha camionete era exibida com orgulho.
Nesse aspecto, a mentalidade das pessoas não mudou muito. Hoje é ainda maior o interesse que as pessoas têm por carros antigos.
O que mudou bastante foi a opinião das pessoas a respeito da caça a animais silvestres. Montenegro, naquela época, tinha uma sociedade de caça e pesca muito ativa e caçar aves ou mesmo mamíferos da nossa fauna silvestre era um esporte considerado elegante.
Tanto que, nessa foto, vemos crianças com espingarda de caça  e peles de animais abatidos penduradas  na lateral do veículo. 
Hoje, uma coisa como  essa seria inimaginável. As pessoas condenariam quem, dessa forma, propagasse uma prática tão repulsiva. Na época, no entanto, isso era considerado muito normal. O conceito do que é bom ou mau, admirável ou desprezível, bonito ou feio, muda com o  passar do tempo.
A foto foi feita quando o carro passava pela praça Rui Barbosa.

Foto divulgada por Vera Nunes na página de Facebook Montenegro de Ontem


Nenhum comentário:

Postar um comentário