domingo, 11 de maio de 2014

4002 - O Vale do Caí tem um dos maiores blogs de história regional do país

A história da região do Vale do Caí, desde a época da colonização
até a atualidade, já foi abordada em mais de 4000 blogs postados nesse blog
Ao completar 4.000 postagens, o blog Histórias do Vale do Caí se destaca como um dos mais importantes trabalhos do gênero no país.
Se considerarmos que 100 postagens, com suas ilustrações, formaria um livro, o Blog já equivale a uma coleção de 40 livros tratando da história da região.
Trata-se de uma contribuição importante. Principalmente pelo fato de todo esse conteúdo estar diponibilizado na internet.

Essa é uma grande vantagem por quatro motivos principais:
a acessibilidade, já que o blog pode ser lido por qualquer pessoa, gratuitamente. Mesmo por aquelas que se encontram em outros países.
a facilidade de pesquisa, pois o mecanismo de pesquisa, gerenciado pelo  Google, facilita tremendamente a busca pelas informações que interessam ao pesquisador. Pesquisar num blog com 4.000 postagens seria dificílimo, se não fosse pela existência do sistema de busca.
a confiabilidade, já que no blog é possível corrigir os eventuais erros, ao contrário do que ocorre nos livros.
a interatividade que ele proporciona, já que os leitores podem participar da pesquisa dando informações e fotos ou apontando erros.

Por todos esses motivos, o blog é, sem dúvida, um excelente meio de divulgação e desenvolvimento do conhecimento histórico.
Mesmo com todas essas vantagens, o blog ainda não é tão utilizado como o livro e, provavelmente, não existe outro blog que trate da história de uma região com conteúdo tão amplo quanto o do Histórias do Vale do Caí. Nem mesmo em em regiões mais populosas, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda nesse ano, meio milhão de visualizações
No dia de hoje, ultrapassamos a marca  de 421 mil visualizações de página do blog Histórias do Vale do Caí. Ainda nesse anos chegaremos, certamente a 500.000 visualizações. Número que expressa eloquentemente o interesse que o blog vem despertando entre as pessoas interessadas em conhecer o Vale do Caí. 

Foto de divulgação do filme Die andere Heimat– Chronik einer Sehnsucht 
(A outra pátria – Crônica de um desejo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário