domingo, 11 de maio de 2014

4005 - Alfafa produzida nas várzeas do rio Caí era considerada a melhor do país

Carroções como esse carregavam alfafa para vender ao Exército,
que tinha um depósito em São Sebastião do Caí

A alfafa foi, por muitas décadas, a maior riqueza agrícola do Vale do Caí. Especialmente na região de Feliz, Vale Real e Bom Princípio. A alfafa ali produzida era considerada a melhor do país e o Exército Brasileiro chegou a construir um grande depósito, na cidade de São Sebastião do Caí, perto do porto fluvial do rio Caí, para ali armazenar os fardos de alfafa que comprava dos colonos. A construção se deu na década de 1950 e o prédio não chegou a ser utilizado por muito tempo, pois a alfafa, usada para tratar os cavalos, perdeu sua utilidade para o Exército quando trocou os cavalos pelos tanques, jeeps e caminhões.
Esse prédio existe até hoje, no bairro Navegantes (esquina das ruas Oderich e General Câmara). A partir de 1982, passou a ser utilizado pela fábrica Leitz Ferramentas. Até que, em 2008, essa se transferiu para novas instalações no bairro Angico (no Condomínio Empresarial).
Atualmente o prédio está sendo reformado e, no segundo semestre de 2014 passará a funcionar ali a Escola Técnica do SENAI Vale do Caí.

Fotos do acervo do Studyo 10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário