sexta-feira, 30 de maio de 2014

4073 - Cid Toscano: telegrafista e correspondente do Correio do Povo

Cid Toscano no palanque das autoridades, juntamente com Hélio Alves 
do Oliveira, Coronel Marcos Paulo Beck e outras autoridades. Os três 
jovens que desfilam diante  do palanque são Bruno Negruni (hoje dono 
de imobiliária), Clóvis Martins da Silva e "Lenhada".
Cid Toscano, o primeiro à esquerda, numa confraternização: no outro 
lado da mesa, estão os jovens Ernesto Arno Lauer e Darney Lampert. Encontra-se também na mesa um irmão marista
Cid Toscano era  filho de José Toscano Neto, que foi um notável personagem montenegrino. Eles eram anões, como se pode observar na foto em que ele aparece participando de um jantar festivo.
Seu pai foi agente dos Correios e Telégrafos, por 30 anos, em Montenegro. Foi, também, diretor do grupo amador de teatro Netojos. Esse nome provinha das sílabas iniciais do seu nome: Ne, to,  jos vem de Neto, Toscano e José. 
Cid foi colaborador do Correio do Povo, escrevendo artigos e notícias. Por esses dois motivos ele costumava fazer parte dos palanques oficiais e ser convidado para os mais variados eventos. É ele que aparece nas duas fotos acima.
Sentado, sua altura parece normal. O que se deve ao fato de que a sua diferença em relação às pessoas comuns estava no comprimento das pernas. 
O pai, José Toscano Neto, era casado com Adylia Alves de Oliveira, que era tia do prefeito Hélio Alves de Oliveira. Foi, inclusive, muito amigo de Hélio Alves, que foi duas vezes prefeito e também deputado estadual. Adylia morreu prematuramente e Toscano casou novamente.
Toscano e Adylia tiveram um filho e três filhas. O filho e duas das filhas herdaram a característica do nanismo. 
Cid Toscano, foi telegrafista da empresa ferroviária e correspondente do jornal Correio do Povo, o mais importante do estado, naquela época. Casou-se com uma viúva, mãe de cinco filhos pequenos que ele ajudou a criar. Assim ele realizou o desejo de casar e ter filhos não portadores do nanismo.

Foto postada por Ernesto Arno Lauer na sua página de Facebook

2 comentários:

  1. correçao;cid toscano foi uma pessoa conceituada em montenegro,realmente foi telegrafo da viaçao ferrea,agente do correio do povo e trabahou na biblioteca pública municipal.mas dai vem o equivoco,quem foi agente do correio foi seu pai jose toscano neto por mais de 30 anos e foi o direttor teatral do netojos,dissidente do outro grupo gctam.atenciosamente,romelio alves de oliveira.a familia toscano era parente de meu pai prefeito helio alves de oliveira.romelio a.de oliveira

    ResponderExcluir
  2. o toscano das fotos e filho do jose toscano neto,cid toscano que era telegrafista da viaçao ferrea e correspondente do correio do povo.trabalhou gratuitamente na biblioteca publica municipal de montenegro.romelio

    ResponderExcluir