terça-feira, 3 de junho de 2014

4102 - Assim nasceu o SPC em Montenegro



Foi em São Paulo, no ano de 1955, que surgiu o primeiro serviço de informação aos comerciantes para lhes dar proteção contra os maus pagadores. Foi nesse ano que o proprietário da rede Casas Minerva Roupas Ltda pediu à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que promovesse a organização dos lojistas formando um sistema de informação que alertasse os comerciantes informando a eles quanto à confiabilidade de cada cliente.
Foi criado, assim, o primeiro sistema de proteção ao crédito do país. Insotrumento que veio a tornar-se muito conhecido pela sigla de SPC.
Em Montenegro, pelo que se vê, ainda não existia esse instrumento e os comerciantes resolveram organizar-se para informar uns aos outros quem eram os maus pagadores.
A comunicação reproduzida na foto acima não menciona, mas é provável que coube à ACI a administração do sistema.
A ACI Montenegro, Associação Comercial e Industrial de Montenegro, existe desde o ano de 1921, conforme informa o site da instituição:



A ACI foi fundada em 3 de outubro de 1921 por um grupo de empresários que perceberam a necessidade de defender os interesses do setor comercial. Para acompanhar o desenvolvimento da cidade e atender também as necessidades dos empresários de outras categorias, foi ampliando sua atuação em outras áreas, chegando a 2013 como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo.



Notícia publicada pelo jornal O Progresso, em novembro de 1960. Reprodução divulgada no Facebook por Ernesto Arno Lauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário