terça-feira, 24 de junho de 2014

4163 - Roque Schmitz: o construtor de cidades

Roque Schmitz, com familiares, em foto recente
Na manhã da última sexta-feira, Bom Princípio recebeu, consternada, a notícia do falecimento de um dos seus filhos mais importantes: Aloísio Roque Schmitz. No momento da sua morte - causada por um infarto fulminante - ele trabalhava, tranquilamente, no seu escritório. Morreu da mesma forma que viveu: em paz.

O enterro, no sábado, atraiu uma multidão, que lhe prestou merecida homenagem. Roque foi um dos maiores principienses e a sua importância não ficou limitada apenas ao seu município. Ele teve influência fundamental para o desenvolvimento de várias das principais cidades do Vale do Caí.

Roque Schmitz, como era mais conhecido, nasceu numa família de agricultores residentes em Bom Princípio, no dia 14 de julho de 1934. Seus pais foram Fridolino e Hilda Schmitz.

Quando era ainda menino, Roque estudou no colégio dos irmãos maristas, em Bom Princípio. Mas não teve condições de continuar os seus estudos imediatamente, pois precisou trabalhar cedo para ajudar no sustento da família. Ele casou com Maria Therezinha Persch e o casal teve cinco filhos: Maria de Nazaré, Luis Afonso, João Paulo, Ana Maria e Maria Fidelis. Esta última falecida num acidente automobilístico, quando tinha apenas 15 anos de idade.

Aos 42 anos, Roque voltou a estudar e formou-se engenheiro mecânico na UNISINOS, fazendo ainda um curso de pós-graduação em ecologia humana.

Nos anos de 1979 a 1982, ele foi secretário de obras em São Sebastião do Cai, município que, na época, incluía Bom Princípio, São Vendelino, São José do Hortêncio e Capela de Santana.

Na primeira eleição ocorrida em Bom Princípio, no ano de 1982, Roque foi candidato a prefeito, mas foi derrotado por Hilário Junges.

Depois disso, ele ainda atuou como secretário de obras na prefeitura de Bom Princípio, (no governo de César Baumgratz); na de Feliz, com o prefeito Clóvis Assmann, e em São Vendelino, com Leonardo Willrich.


Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 24 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário