sábado, 28 de junho de 2014

4178 - O famoso Paulo Cezar Nienow

O caiense Paulo Cezar Nienow (ao lado do goleiro) jogou com Felipão (terceiro
da direita para a esquerda) no time do Caxias




Em recente encontro dos ex-atletas do Caxias, Felipão e Paulo Cezar (o segundo na fila da frente) tiveram a alegria de relembrar as grandes conquistas que alcançaram juntos
Felipão num encontro com ex-companheiros do SER Caxias: entre os
agachados,o primeiro (começando da esquerda) é Clóvis Duarte
e o quarto é Paulo Cezar Tatu

Além de Paulo Cezar Tatu, um outro caiense jogou com Felipão no Caxias:
Clovis Duarte (o segundo entre os de pé)
Quando foi jogador de futebol, Paulo Cezar Nienow foi um ótimo jogador de futebol. Ganhou, do comentarista Lauro Quadros o apelido de Tatu "porque era baixinho e procurava os buracos da defesa. Parecia um Tatuzinho." Ele jogou no Caxias de 1973 a 1980 e, nesse período todo teve Luiz Felipe Scolari, o atual treinador da Seleção Brasileira como seu colega de time. Mais do que isso. Como Felipe trabalhava e morava em Montenegro, os dois iam juntos de carro do Caí até Caxias, na ida e na volta.
Os dois, naquela época, ganhavam pouco e a subida e decida da serra juntos era uma medida de economia. Mas também um prazer. Ambos ficaram muito amigos e os papos das longas e repetidas viagens  ficavam muito concentradas  no futebol. Felipão já pensava em ser treinador, depois de encerrar a sua carreira. Por isso, fazia o curso de professor em Educação Física, no IPA, em Porto Alegre.
Paulo Cezar também poderia ter sido treinador. Mas, como no futebol, na época, não dava dinheiro, resolveu trabalhar na sua terra. Há 17 anos, ele trabalha como instrutor no centro de formação de condutores Silva Flores, do qual seu filho Jacson é sócio.
No período em que contou com Felipão e Tatu na sua equipe, o SER Caxias participava do Campeonato Brasileiro, que tinha participação de um número bem maior de clubes.
Conforme consta da Wikipedia, 
"No Campeonato Brasileiro de 1976 o Caxias, estreou muito bem vencendo o Santos por 3 a 1, o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos. No ano seguinte, o time grená voltou a ter um bom rendimento, ficando em 23º lugar com 16 pontos entre 62 equipes. Em 1978, o Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional, numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, com 35 pontos, e por pouco não chegou as quartas-de-finais daquela competição.
Já em 1979 a situação foi diferente o Caxias fez sua pior campanha, o campeonato também teve a presença de outros clubes do estado, como Novo HamburgoSão Paulo-RS deRio GrandeBrasil de Pelotas e Juventude. Entre 96 equipes o Caxias ficou em 65º lugar."
Fotos do acervo de Paulo Cezar Nienow


Nenhum comentário:

Postar um comentário