sábado, 28 de junho de 2014

4180 - Antigamente, pequenas localidades contavam com seus hospitais



Antigamente, devido à dificuldade de deslocamento (já que as estradas eram péssimas e não existiam automóveis), cada localidade precisava ser autosuficiente. Era comum que existissem, mesmo em localidades muito pequenas, algum tipo de indústria, como as cervejarias. Linha Nova, por exemplo, teve a primeira fábrica de cerveja do estado, em meados do século XIX. O mesmo ocorria com os hospitais, como se vê na matéria acima. Vale Real era uma simples povoação, mas tinha o seu hospital. O mesmo ocorria com Bom Princípio, onde a comunidade local conseguiu construir um grande hospital.
Hoje, com a facilidade de transportes. Fábricas instaladas nas cidades da região vendem seus produtos pelo país inteiro e até para o exterior. Era comum que pequenas cidades ou vilas tivessem suas próprias torrefações de café ou fábricas de cachaça (chamadas de alambiques).
Outro efeito da melhoria do sistema de transportes se observa na eliminação das pequenas escolas que existiam em localidades pouco populosas. Com o tempo, passou a ser mais econômico transportar as crianças e jovens dessas localidades até escolas maiores e melhor equipadas.

Foto: reprodução de página da publicação Vale Real, editada pela Prefeitura do Vale Real publicada em dezembro de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário