quinta-feira, 3 de julho de 2014

4199 - Prefeitura de Montenegro, com guardas municipais

Prefeitura e encanamento de esgoto: obras duradouras
do intendente Aurélio Porto
No dia 7 de Setembro de 1922 foi inaugurado o prédio da prefeitura de município de Montenegro. O belo e bem construído prédio, obra do engenheiro Ernesto Zietlow, no governo do intendente Aurélio Porto, é utilizado até hoje.
Na época as prefeituras tinham poucos funcionários e , provavelmente, o prédio abrigava também o quartel da Guarda Municipal, que era subordinada ao intendente (chefe do executivo municipal, cargo equivalente ao dos atuai prefeitos). Os homens fardados, que se avista na lateral do prédio, são soldados da guarda.
Clique sobre a foto, para ampliá-la e se poderá notar que o guarda mais à frente, porta um mosquetão (espingarda) e e está perfilado em posição de sentido.
Um cano de esgoto está largado junto ao meio-fio e se pode notar que o cano é bastante largo. Ao contrário dos que foram utilizados, antigamente, no Caí. E que ainda não foram totalmente substituídos (razão das inundações que ocorrem nas ruas caienses quando ocorrem enxurradas).
Na época os prefeitos já eram eleitos pelo povo. Mas  os candidatos indicados pelos partidos para concorrer ao costumavam ser indicados pelo governo do estado. E, quase sempre, venciam. 
O intendente Aurélio Porto era um homem muito instruído. Um intelectual, autor de livros importantes, como O Trabalho Alemão no Rio Grande do Sul. Ele tinha visão de futuro e a prova disso são os prédios e os encanamentos de esgoto que ele construiu na época.

Foto de acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário