quinta-feira, 3 de julho de 2014

4201 - Gothardt: o doutor de Costa da Serra

Texto escrito no verso da foto, talvez pelo doutor Gothardt
O doutor Paul Gothardt numa festa em Costa da Serra



Antigamente, nas colônias alemãs, mesmo em pequenos vilarejos existiam médicos vindos da Alemanha. Talvez não eram médicos diplomados, mas pessoas com conhecimento prático de medicina. Só o fato deles serem alemães de nascimento já lhes dava prestígio e inspirava confiaça. Os colonos tinham grande estima pela terra de seus antepassados e reverência pelo grande desenvolvimento cultural, artístico e científico da velha Alemanha. 
O Vale Real teve os seus médicos alemães e o mesmo aconteceu com a ainda mais modesta Costa da Serra, localizada no interior de Montenegro.
Lá  viveu o doutor Paul Gothardt, por várias décadas e a quem se encontrava doente era sempre recomendado que fosse se consultar com ele.
Essa foto foi feita por Edmundo Schaeffer numa festa que foi realizada no armazém de seu avõ, Leopoldo Schaeffer.
O doutor aparece à esquerda, na foto. É o homem de cavanhaque e bigode pretos, que está um pouco encurvado, perto de uma mulher vestida de branco.
Egon Schaeffer, que é filho de Edmundo e neto de Leopoldo, reconhece também nessa foto o homem de terno branco com gravata borboleta: Rudolph Von Ramin.
O ambiente é reconhecido como sendo a loja de Leopoldo Schaeffer devido ao relógio com pêndulo 
No canto esquerdo, agachado e apoiado com a mão direita na cadeira de vime em que está sentada sua esposa, vemos o Dr. Paul Gothardt e bem à direita com a mão sobre o barril de chope, Rudolph Von Ramin.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário