domingo, 13 de julho de 2014

4235 - Máquinas da prefeitura ajudam os produtores rurais






Graças à emancipação, os produtores rurais do Vale Real passaram a ter grande apoio da sua prefeitura. Um exemplo disso foi a ajuda que a prefeitura dava para a implantação de açudes nas propriedades rurais. Os açudes, escavados com máquinas cedidas pela prefeitura serviam tanto para fazer reserva de água a ser usada nos períodos de estiagem como para a produção de peixes.
Antes de se tornar prefeito do Vale Real, Silvério Stroher havia feito carreira como gerente de banco. Com essa experiência, ele soube administrar bem o poucos recursos da administração.
Manteve a administração enxuta, com poucos funcionários, cada um acumulando várias funções. E todos trabalharam com afinco na empolgante tarefa de construir o novo município.
A montagem de um completo parque de máquinas, já no primeiro ano de governo, permitiu a realização de muitas obras, melhoria nas estradas e, ainda, apoio à produção no município.
Os quatro primeiros anos do município (1993 a 1996) foram de extraordinário progresso, mas o município não conseguiu acompanhar o progresso de outros municípios novos, como Tupandi e São Vendelino, que investiram mais na avicultura e suinocultura em regime de integração. 
O Vale Real seguiu um caminho desfavorável ao seu desenvolvimento, pois tornou-se cidade dormitório, servindo como cidade dormitório para centenas (ou milhares) de pessoas que trabalham em Caxias do Sul. O trabalho dessas pessoas retorna em impostos para a prefeitura de Caxias, cabendo à prefeitura do Vale Real a despesa de proporcionar atendimento à saúde, educação e infraestrutura para os seus moradores. Com isso, faltam recursos para a prefeitura  fazer investimentos que possibilitem o aumento na geração de riqueza no município.

Foto extraída da publicação Vale Real, 
editada pela prefeitura de Vale Real em dezembro de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário