segunda-feira, 21 de julho de 2014

4263 - Tiro de Guerra no Caí

O prédio hoje pertencente ao Country Clube, um dia foi sede do Tiro de Guerra
Segundo Walace Kruse, o tiro de guerra começou suas atividades, no Caí, em 1921.  E o prédio utilizado foi o do Country Clube. A foto acima mostra o interior do prédio em que, conforme está escrito sobre o palco, funcionava o Tiro de Guerra. Dá para reconhecer que o prédio é o mesmo do atual clube.
Sabe-se que, naquele mesmo local, funcionou o Schützenverein, ou seja, a Sociedade de Tiro. Um clube criado pela colônia alemã, fundado em 1880. 
Quem teria construído o prédio? O clube Schützenverein ou o Tiro de Guerra. É um tanto estranho que a sede do Tiro de Guerra (entidade dedicada a proporcionar treinamento militar para os jovens) contasse com um palco. É bem provável, portanto, que o prédio do Country tenha sido construído pelo antigo clube Schützenverein.
Entre 1914 e 1918 aconteceu a Primeira Grande Guerra, conflito terrível que resultou em milhões de mortos. Inicialmente neutro nessa guerra, o Brasil tomou partido em 1917, declarando guerra contra a Alemanha. Daí houveram muitas manifestações contra os alemães, sendo depredadas lojas e clubes germânicos.  Se outros clubes germânicos foram perseguidos nessa ocasião, imagine-se o que ocorreu com um clube alemão que tinha como sua principal atividade o aprendizado do uso de armas de fogo. É provável que, em 1917, o clube tenha sido fechado e, mais tarde, o prédio foi utilizado para as atividades do Tiro de Guerra.

Foto do acervo de Vilson Nunes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário