quinta-feira, 24 de julho de 2014

4577 - Martin Müller e a Müller comércio de veículos

Martin Müller, quando jovem, foi aviador e chegou a participar 
da Segunda Guerra Mundial


O caiense Martin Müller era filho de Osvino Müller, o mais forte comerciante da cidade em meados do século XX.
Quando jovem, ele ingressou na aeronáutica e chegou a participar da Segunda Guerra Mundial pilotando aviões da aeronáutica norte-americana (já que os Estados Unidos eram aliados do Brasil) que bombardeavam submarinos alemães no Golfo do México.
Voltando ao Brasil ele foi piloto de helicópteros em São Paulo e prestou serviços para dirigentes da fábrica Volkswagen. O que o favoreceu depois, para se tornar concessionário da Volks em São Sebastião do Caí. Assim ele voltou para a sua terra natal e dirigiu a concessionária Müller Comércio de Veículos Ltda durante décadas, tendo Iguatemi Lúcio Moreira como seu braço direito. Outra importante personalidade do setor empresarial caiense, Milton Bach, começou sua vida profissional nessa empresa. Hoje ele é um dos principais dirigentes da Agrosul.
A Müller Veículos funcionou, por muitos anos, na rua Tiradentes, em frente à atual lancheria do Nêne. Mais tarde mudou-se para novo prédio próprio. O mesmo em que, atualmente, se encontra instalada a Empresa Caiense de Ônibus.

Foto do acervo de Vilson Nunes da Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário