sábado, 2 de agosto de 2014

4601 - Grandes projetos prometem impulsionar o progresso da região

br-448-02
Prolongamento da BR 448 até o Caí é um dos projetos da região
O Vale do Caí já é a região mais desenvolvida do país e tende a progredir muito mais. O que leva a crer nisso é que ela tem importantes projetos em elaboração ou em andamento que, uma vez concretizados, vão levar a região a um outro patamar de qualidade: tanto de vida quanto potencialidade econômica.
São Vários projetos importantes, como a rodovia Transcitrus, ou Intevales, que liga Teuntônia a Ivoti, passando por Maratá, Pareci, Caí e Hortêncio. Outro importante projeto, no qual os prefeitos da região estão bastante empenhados, é o do prolongamento da BR-448 até o Caí, etapa da melhoria de condições na ligação entre Porto Alegre e a Serra. 

SUPER AEROPORTO DO VALE DO CAÍ
E há, também, o projeto do superaeroporto do Vale do Caí (situado entre Portão, Capela e Nova Santa Rita), pelo qual a região ainda precisa se interessar mais. Se concretizada a obra, o Vale do Caí ficará mais integrado ao mundo e dará um salto de progresso.

SOLUÇÃO PARA AS ENCHENTES
Há, também, o projeto que pretende eliminar as enchentes nos centros urbanos da região que são mais afetados por esse fenômeno: Montenegro, Pareci Novo, Caí e Harmonia. Diques ou outras soluções estão sendo estudadas por uma empresa especializada e ela apresentará as suas conclusões nos próximos meses.
Os municípios terão, então, como buscar recursos junto aos governos federal e estadual. Assim se encaminha a solução para um problema que prejudica essas cidades desde a sua criação.

CLUSTER AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS 
Outro projeto importante é o cluster agroindustrial de alimentos, que está sendo desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) vizando organizar e incrementar a produção de alimentos, que já é a principal riqueza da região. Com planejamento, essa tendência natural da região poderá ser fortemente incrementada e resultar num grande surto de desenvolvimento.

CIDADE EMPRESARIAL
Também é importante , o projeto de implantação de uma cidade empresarial, em área de 200 hectares no bairro Angico. Nessa área, só podem se instalar empresas, sendo vedada a construção de prédios residenciais. Ali já se encontram o Condomínio Empresarial e empresas de porte, como a Leitz e a Agrosul.

SHOPPING CENTER
A construção de um shopping center no terreno do antigo Clube Aliança é um projeto já prestes a ser implantado. Ainda nesse ano as obras deverão ser iniciadas e o prazo previsto para a sua conclusão é de três anos. O shopping terá 7.000 metros quadrados, cinco andares (inclusive um e meio destinados a estacionamento) escadas rolantes, elevadores, galerias e outros atrativos como, provavelmente, duas salas de cinema.

ROTA ESTRADA RIO BRANCO
Outro importante projeto para o desenvolvimento da região é o da criação da Rota Estrada Rio Branco. Um roteiro turístico baseado na visitação ao caminho que os imigrantes italianos percorreram, no final do século XIX e início do século XX, para ir do porto de São Sebastião do Caí até Caxias do Sul. Cerca de 50 milhões de italianos fizeram esse caminho, muitos deles a pé. Hoje existem três milhões de descendentes desses imigrantes, que gostarão de percorrer o caminho que seus bisavós ou tetravós trilharam com tanto sacrifício.
O consagrado arquiteto e urbanista Jaime Lerner interessou-se pelo projeto e mandou duas arquitetas do Instituto Jaime Lerner fazer um levantamento da rota para criar um projeto visando o seu desenvolvimento.
Jaime Lerner interessou-se pelo projeto porque, nas suas palavras, essa rota vai contar uma história.
De fato, há drama, sacrifício, superação e vitória final na história dos imigrantes. Uma linda história que os turistas terão a oportunidade de entender melhor visitando e percorrendo o cenário em que ela se desenrolou.
Os descendentes dos imigrantes (e quem no Brasil não é descendente de imigantes?) irão se emocionar com essa história e, como diz Jaime Lerner, a Rota Estrada Rio Branco tem tudo para dar certo.
Com a implantação dessa rota, o Vale do Caí, Caxias do Sul e outras cidades incluídas no percurso, terão um grande incremento econômico proporcionado pelo turismo, tal como aconteceu na Rota Romântica ou na rota Caminhos de Pedra. Os prefeitos do Caí e Caxias demonstram forte interesse pelo projeto.
Além desses, outros projetos importantes estão sendo encamimhados, como a implantação de um sistema de câmeras de videomonitoramento no Caí e em outras cidades da região e o asfaltamento de estradas como a do Passo da Taquara (ligando Caí a Capela) e a RS-874.

SOMA DE PROJETOS
O Caí já vem tendo um desenvolvimento bastante satisfatório nos últimos anos e, certamente, esses novos projetos, na medida em que forem transformados em realidade, darão novos impulsos ao crescimento econômico caiense e da região. 
Além desses, outros estão em desenvolvimento e alguns já se concretizaram, como a implantação da Escola Técnica do SENAI.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 2 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário