sábado, 23 de agosto de 2014

4682 - Caí visto do alto do Morro do Hospital

São Sebastião do Caí no início do terceiro milênio
O caiense Mário Glaeser é um apaixonado por pesquisa. Hoje aposentado, ele foi um comerciante muito bem sucedido. Começou modestamente e, com muito esforço e talento, criou a mais importante casa lotérica da região: a Sina Loteria. Vendeu a sorte grande várias vezes.
Atualmente, ele se dedica à pesquisa histórica. Ele é apaixonado por essa atividade e, também, pela sua terra. Já escreveu vários livros sobre o assunto e também foram publicadas muitas reportagens em  jornal baseadas em suas pesquisas.
É também um fotógrafo atento, focado em registrar a sua terra e flagrantes da história do Cai e da região.
Nascido no Caí, ele é irmão do escrivão Pio Renato Glaeser.
Reproduzimos aqui algumas fotos suas publicadas na sua página do Facebook.
Em meados do século XIX, a frente do Hospital Sagrada Família era o melhor local para fazer fotos panorâmicas da cidade. Hoje não é mais possível, pois o terreno em frente ao hosptital, que era descampado, foi arborizado. Essa foto foi feita do alto do morro, atrás e acima do hospital.
Note-se nessa foto que ainda não havia sido erguido o Edifício Schneider, na esquina das ruas Tiradentes e Marechal Floriano. Caso ele já estivesse em construção, não seria possível ver o casarão de Carlos Henrique Oderich (o popular castelinho).

Fotos do acervo de Mário Glaeser


Nenhum comentário:

Postar um comentário