sábado, 23 de agosto de 2014

4691 - Brasil da Silva

Seu Brasil foi o principal comerciante do bairro Conceição
e fabriqueiro da paróquia local
Seu Brasil da Silva foi, por várias décadas, o maior comerciante da localidade de Conceição.

O seu armazém, que ainda existe e continua sendo importante, era situado ao lado da igreja matriz. 

Ele nasceu na fazenda Estrela, pertencente aos seus pais, Alfredo e Maria Conceição, na localidade de Segredo, no interior de Capela de Santana. Foi agricultor e depois abriu um armazém na localidade de Virador (Passo da Taquara, já no atual município de São Sebastião do Caí.

Por fim, estabeleceu-se com o armazém na vila de Conceição, atividade na qual seguiu até que a idade não lhe permitiu mais continuar.

Casado com Maria Conceição Koch, seu Brasil teve três filhos: Carlos Zenon, Cláudio e Zilone. Ele fez questão de proporcionar educação de ensino médio para os três filhos e Zenon foi mais adiante, fazendo curso superior e tornando-se um dos mais destacados contadores e consultores do estado.

Seu Brasil foi também fabriqueiro. Ou seja, administrador das obras da comunidade católica. E teve grande sucesso nisso, orientando a construção da igreja, da praça e pavilhão comunitário.

Seu Brasil morreu no último dia 18, aos 92 anos. Nos últimos anos teve problemas de mobilidade, diabete e pressão alta. Recentemente sofreu uma queda e quebrou a bacia, o que provocou piora no seu estado geral de saúde.

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 23 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário