quinta-feira, 4 de setembro de 2014

4747 - Olimpíadas Municipais Caienses


As Olimpíadas Municipais Caeienses deixaram saudades
e devem voltar no próximo ano
Há exatamente 30 anos atrás os caienses viviam intensamente a sua Olimpíada Municipal.
Era a segunda edição desse evento esportivo, que mobilizava toda a população e marcou positivamente várias gerações. Um grande públíco comparecia ao Parque Centenário para prestigiar as saudáveis disputas entre os bairros do município.
Nesta segunda edição, em 1984, as principais líderanças de cada zona eram:
Verde (Quilombo): Mara Cornélius Silva e Maurício Fortes;
Vermelha (Centro): José Eloy dos Santos, Maria Felippsen e Valdete Bueno;
Amarela (Vila Rica e Rio Branco): Maurício Spengler, Juarez Souza, Pedrinho Griebler, Cláudio Noschang e Dante Braun
Branca (Navegantes): Luiz Dorival Moraes (Odorico), Paulo Sérgio Coelho, José Sebastião da Silva e Auri Afonso de Souza Walter.

As contribuições desse evento iam muito além de ser mais uma opção de lazer. Pode-se listar entre os benefícios, também, o bem-estar individual e coletivo, à comunicação e interação entre os esportistas e a torcida, o espírito de liderança, disciplina e organização.
A realização, ano após ano, do evento, incentivou jovens caienses a praticar esportes. Não tardou muito a aparecer alguns atletas com relativo destaque no cenário estadual e nacional. As jogadoras de handebol Mônica Alles, Gisele Motta, os corredores Sheila Caetano, Cristina de Souza e Nico Schons; a tenista Andrea Peters, os futebolistas Eduardo Martini, Geufer, Murilo Ferraz; os ciclistas Stein e Júlio Roveda são alguns exemplos.
Infelizmente, em 2014, mais uma vez, os caienses não vão assistir esse evento tão importante. Mas, segundo a atual administração, é provável a sua realização em 2015.
Texto de Fábio Fuchs Klein e fotos do arquivo do jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário