Google+ Followers

Google+ Followers

Google+ Followers

domingo, 7 de setembro de 2014

4764 - De trem para Canela e Gramado

Há mais de 50 anos, no tempo da ferrovia, Gramado já se enfeitava
com hortências para atrair os turistas
Canela era o fim da linha do trem e a cidade tinha uma grande estação
ferroviária, mas Gramado também tinha a sua, embora menor
O caminhão tinha a vantagem de ir até a madeira estava, o trem não ia onde
não havia trilho
Na primeira metade do século XX, o trem era o melhor meio de se chegar
até Canela ou Gramado
Na década de 1950, com a construção da BR-116 o transporte da madeira
por caminhão se tornou viável e a ferrovia foi extinta

Estradas intransitáveis tornavam difícil o uso de caminhões
para o transporte da madeira




O trem para a Serra foi construída por causa do transporte
da madeira, mas também fomentou o turismo
Antigamente, os médicos recomendavam a mudança de ares como sendo benéfica para o tratamento de certas doenças.
Isso fez com que muita gente comprasse ou construísse casa na Serra e as cidades que mais atraíram turistas devido a esse tipo de recomendação foram Canela e Gramado. E o meio de transporte mais utilizado para isso foi o trem.
Naquela época havia uma linha ferroviária que levava as pessoas até Canela.
Essa foi uma das primeiras ferrovias construídas no estado e o que motivou o investimento na construção dessa linha não foi o turismo. O que realmente justificou a construção da estrada foi o transporte de madeira.

Fotos do acervo de Mário Glaeser

Nenhum comentário:

Postar um comentário