Há mais de 50 anos, no tempo da ferrovia, Gramado já se enfeitava com hortências para atrair os turistas |
Canela era o fim da linha do trem e a cidade tinha uma grande estação ferroviária, mas Gramado também tinha a sua, embora menor |
O caminhão tinha a vantagem de ir até a madeira estava, o trem não ia onde não havia trilho |
Na primeira metade do século XX, o trem era o melhor meio de se chegar até Canela ou Gramado |
Na década de 1950, com a construção da BR-116 o transporte da madeira por caminhão se tornou viável e a ferrovia foi extinta |
Estradas intransitáveis tornavam difícil o uso de caminhões para o transporte da madeira |
O trem para a Serra foi construída por causa do transporte da madeira, mas também fomentou o turismo |
Isso fez com que muita gente comprasse ou construísse casa na Serra e as cidades que mais atraíram turistas devido a esse tipo de recomendação foram Canela e Gramado. E o meio de transporte mais utilizado para isso foi o trem.
Naquela época havia uma linha ferroviária que levava as pessoas até Canela.
Essa foi uma das primeiras ferrovias construídas no estado e o que motivou o investimento na construção dessa linha não foi o turismo. O que realmente justificou a construção da estrada foi o transporte de madeira.
Fotos do acervo de Mário Glaeser
Por gentileza qual era o Nome desta estação r onde ficava??
ResponderExcluir