terça-feira, 9 de setembro de 2014

4770 - O Caí visto do alto do morro do hospital

Visão parcial de São Sebastião do Cai na década de 1930
Essa foto foi feita na mesma ocasião em que foi registrada a foto da postagem anterior (4769). Mostra a cidade numa visão mais para a direita. Vemos a igreja católica e um prédio à sua esquerda, que pertence hoje ao conjunto de prédios da Escola São Sebastião (na esquina das ruas Marechal Floriano Peixoto com a Henrique D'Ávila).
Na mesma rua vemos dois prédios que ainda podem ser reconhecidos por muitos caienses. Um deles ainda existe, reformado mas com as formas mantidas. Pertence à ex-gerente da companhia telefônica no Caí, .... . Ainda nessa rua, mais perto do morro, encontramos a casa da riquíssima família Mentz, que foi demolida há cerca de dez anos para a construção do edifício Piereto.
Na rua Marechal Deodoro vemos, pelos fundos o conjunto de casas que lá havia (uma delas demolida para a construção do edifício da Caixa Econômica Federal. Seguindo para a esquerda, vemos (bem destacada) a casa onde funcionou o Clube Tesoura, que ainda existe e hoje é ocupada por um restaurante (na esquina com a rua João Pereira). Seguindo mais à esquerda passamos pelo casarão da família Guimarães e pelo prédio onde funcionou a delegacia de polícia pelos anos 1970, 80 e 90. Ainda seguindo a diate, para a direita (rumo ao bairro Vila Rica) encontramos a casa situada no ponto em que termina a rua Marechal Deodoro. Casa que ainda existe, em ruínas.
Ali a cidade terminava. 

Foto do acervo de Mário Glaeser


Nenhum comentário:

Postar um comentário