quarta-feira, 17 de setembro de 2014

4808 - Caminho dos Imigrantes




A estrada é antiga, mas o asfaltamento foi feito há pouco tempo.
Pouca gente conhece e o movimento é pequeno.
Mas vale a pena conhecer. Dependendo do lugar onde se quer ir, em Caxias,
pode ser o caminho mais curto
Duas semanas atrás, tive que ir até Caxias. Existem dois caminhos comuns para se subir a serra: pela RS 122 (o mais utilizado) ou então por Vale Real e Vila Cristina. Sempre usei uma dessas duas opções.
Dessa vez optei por fazer um caminho diferente. Olhando no GPS, vi que o meu destino dentro de Caxias ficava muito próximo de uma estrada que eu já conhecia pela sua fama mas nunca tinha passado por ela.

A Estrada do Imigrante é o caminho que os primeiros colonizadores italianos abriram para chegar até a Serra. Tanto a RS 122 quanto a BR 116 são rodovias mais modernas e surgiram muito depois da chegada dos imigrantes até Caxias.
Para minha surpresa, a Estrada do Imigrante é completamente asfaltada. E linda. O asfalto foi feito sem acostamento, o que preserva a imagem de um caminho estreito e cercado de verde. O movimento é quase inexistente. Parei diversas vezes para tirar fotos e não lembro de um carro sequer ter me ultrapassado.
Nos primeiros quilômetros, é possível ver poucas casas e muita natureza. Paredões verdes, quedas de água e até uma bela cachoeira são verdadeiros cartões postais que transformam qualquer um em grande fotógrafo. A estrada é muito sinuosa, o que colabora para a sua beleza. De tanto em tando, vemos uma casinha. À medida que vamos subindo, os parreirais tomam conta da paisagem. Dezenas de pequenos vinicultores preenchem suas áreas de terras irregulares com a plantação da uva. Agora não é o melhor momento para ver isso. A estrada deve ficar muito mais bonita e cheirosa no verão, quando é época da colheita. Existem também algumas vinícolas no caminho.
Fora o passeio extraordinário, o trajeto consegue ser até mais curto que as rodovias tradicionais, caso você queira chegar até a parte sul de Caxias. Então sobram motivos para você passear pela Estrada do Imigrante na próxima vez que subir a serra. Garanto que não vai se arrepender.
Para pegá-la é fácil. Vá até Vale Real. Um pouco antes de chegar em Vila Cristina (onde tem o pedágio), você vai encontrar uma subida asfaltada à esquerda. Dobre ali e pronto.  Já estará seguindo o caminho certo.
Texto e fotos de Daniel Fuchs Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário